quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Partido de Lula e Dilma perde espaço nas principais capitais

PT tem desempenho acanhado em São Paulo, Recife, Fortaleza e BH
Publicado no Jornal OTEMPO em 13/09/2012

GUSTAVO PRADO
FOTO: GERO/FUTURA PRESS/AE - 1.9.2012
Fernando Haddad tem Lula como principal cabo eleitoral em São Paulo 
Ilustração: Dilma & Lula: FaceBook
Pleiteando a administração de 17 capitais brasileiras, a campanha petista ainda não conseguiu emplacar, mesmo após mais de dois meses do início da corrida eleitoral. Entre as principais capitais do país, o PT lidera apenas em Goiânia. Em cidades consideradas estratégicas pela legenda, como São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, por exemplo, o partido vem sendo derrotado pelos adversários, aparecendo em segundo e terceiro lugares nas pesquisas.
O ex-presidente Lula, com toda a sua popularidade, e a presidente Dilma, com toda aprovação do seu governo e aos poucos aparecendo nas campanhas, não têm conseguido transferir votos aos seus afilhados. O esgotamento do chamado "lulismo", segundo o cientista político Gilberto Damasceno, pode ser um dos fatores que provocaram esses resultados.

"Maximizaram os feitos do governo Lula - que até foram muitos - a ponto de enfraquecer o próprio efeito. As pessoas compararam a realidade com o discurso e se sentiram decepcionadas"
, analisou Damasceno. "Esse resultado demonstra uma perda da expectativa de que o governo seria diferente com o PT. Uma coisa é quando se faz oposição, outra é quando se está no governo", completou.
O cientista político Rudá Ricci acredita que o cenário político não é favorável ao PT.
"O Lula impôs acordos eleitorais que não deram certo. O erro foi todo do Lula, não do poder dele. Ele errou no negócio, teve muita soberba nas negociações com os outros partidos", afirmou.
Quadros.
Reconhecendo a difícil missão de virar o jogo, a cúpula petista já estaria aumentando os esforços em favor da campanha do candidato petista Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. Segundo o instituto Datafolha, Haddad ocupa o terceiro lugar na disputa com 17% de intenção de votos, ficando atrás de Celso Russomano (PRB), com 32%, e do tucano José Serra, que tem 20%. Haddad, que já cresceu 10 pontos nas pesquisas, conta com Lula como principal cabo eleitoral, participando dos programas e de ações de campanha.
Em Belo Horizonte, mesmo após a participação de Lula em comício de Patrus Ananias (PT), a campanha não decolou e o petista está 18 pontos atrás do atual prefeito, Marcio Lacerda (PSB), segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem. Em Recife, onde, assim como em Belo Horizonte, houve um racha entre PT e PSB, o petista Humberto Costa sofreu uma virada na última pesquisa. Depois de ter vantagem de 28 pontos, agora perde por 11 pontos para Geraldo Júlio (PSB).

Em Fortaleza, Elmano de Freitas (PT) está em desvantagem de 6 pontos em relação a Moroni Torgan (DEM). Amanhã, Lula estará ao lado de Pelegrino (PT) em Salvador, que perde por 24 pontos para ACM Neto (DEM).

No Rio, onde o PT não possui candidato e integra a aliança de Eduardo Paes, a situação é mais tranquila. Paes lidera por 36 pontos.



Campanha não muda na cidade mineira
A vantagem de 18 pontos do candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), em relação ao seu principal rival, o petista Patrus Ananias, segundo pesquisa Datafolha, não deve alterar as estratégias das campanhas em Belo Horizonte.
Ontem, Patrus destacou o fato de cada instituto de pesquisa mostrar resultados divergentes. "O importante é que nós estamos sentindo nas ruas uma força crescente, e a campanha está a todo vapor. Não haverá mudança de estratégia. Vamos continuar na mesma linha", disse.
"Esse resultado reforça o entendimento que nós temos de que a população apoia o nosso trabalho. Sempre acreditamos que a população não gosta muito desse tipo de campanha. É mais fácil desconstruir do que construir", criticou Lacerda. (Isabella Lacerda e Larissa Arantes)

Nenhum comentário: