quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Protestos por aniversário de golpe no Chile terminam com 1 morto e 10 feridos

publicado em 12/09/2012 às 02h18:

Um policial foi baleado no peito e outros 10 estão feridos. Mais de 70 pessoas foram detidas
EFE

O diretor da Polícia Militar do Chile, general Gustavo González, disse nesta terça-feira que os protestos pelo 39º aniversário do golpe militar no país haviam causado "a trágica morte de um de nossos homens que foi atingido por uma bala no peito".
O general González informou à imprensa que há outros 10 policiais feridos e mais de 70 detidos nas diversas manifestações que ocorreram na periferia de Santiago. Vários setores da capital chilena permaneciam às escuras em consequência das correntes que manifestantes lançaram nos cabos elétricos produzindo curtos-circuitos.
Segundo a Chilectra, mais de 25 mil pessoas estão sem energia elétrica e a empresa indicou que, uma vez que terminem os focos de protestos, seus funcionários sairão para reparar os danos. Em outras cidades os familiares das vítimas da ditadura também fizeram diversos atos para lembrar a data. Em Valparaíso, cidade sede do poder legislativo, situada a 120 quilômetros ao noroeste de Santiago, 30 pessoas ocuparam a Avenida Argentina, onde levantaram barricadas e acenderam fogueiras, provocando graves enfrentamentos com a polícia.
O mesmo ocorreu na cidade de Valdivia, no sul do Chile, onde encapuzados incendiaram pneus, se enfrentaram com as autoridades e saquearam um supermercado.

Nenhum comentário: