sábado, 27 de outubro de 2012

Médico é agredido por policial civil após acidente de trânsito na Savassi


Testemunhas pensaram que ocorria um assalto e se revoltaram ao perceber que o caso, na verdade, era um ato de abuso de poder por parte de um policial

Daniel Silveira
Déborah Morato - TV Alterosa
Publicação: 26/10/2012 19:50 Atualização: 26/10/2012 23:48
Comerciantes e transeuntes ficaram espantados na tarde desta sexta-feira ao presenciarem a ação truculenta de um policial civil por causa de um acidente no trânsito no cruzamento da Rua Sergipe com a Avenida Cristóvão Colombo, no Bairro Funcionários, Região da Savassi, em BH. Quem testemunhou o ocorrido acionou a Polícia Militar pensando que se tratava de um assalto no meio da avenida.
O policial, cuja identidade a Corregedoria da Polícia Civil se recusou a informar, agrediu um médico de 54 anos por causa de uma leve batida no cruzamento das vias. A vítima estava parada no semáforo da Rua Sergipe e quando o sinal abriu arrancou o carro, um Hyundai i30, mas a moto que estava na frente não avançou. O carro bateu na traseira da moto, uma Twistter preta, que teve a placa amassada. O médico seguiu o fluxo e entrou na Cristóvão Colombo.

Testemunhas contaram que o condutor da moto desamassou a placa e avançou em alta velocidade, até fechar o carro. O policial desceu do veículo já de arma em punho, lançou o próprio corpo pela janela do carro e tentou retirar a chave da ignição. Aos berros, ele ameaçava atirar no médico e começou a chutar a lataria do carro.
O médico desembarcou do veículo e começou a ser revistado pelo policial, que em seguida passou a agredir a vítima com socos no peito. Por sorte, a PM chegou a tempo de impedir ainda mais agressões. Os militares chegaram ao local pensando que ocorria um assalto.
A situação revoltou quem presenciou a cena. O médico contou que chegou a oferecer R$ 50 para o policial consertar a placa, mas foi ignorado. Ele admitiu que errou ao avançar antes do policial, e afirmou que se assustou quando lhe foi exibida a arma e, por isso, seguiu o caminho.
Pouco tempo depois da chegada da PM, vários policiais civis se fizeram presentes. Quando a imprensa chegou, o policial subiu na moto e saiu rapidamente. Policiais da corregedoria se recusaram a informar o nome do colega, que deveria se dirigir à Delegacia do Detran para registro da ocorrência. A PM disse que não pode revelar a identidade do agressor porque ele pertence à outra corporação.
O delegado Félix Magno, da corregedoria da Policia Civil, afirmou que vai abrir um processo administrativo para investigar o caso. O médico, embora revoltado com a atitude do policial, disse que não pretende prestar queixa contra o agressor, pois tem medo de represálias.
Civis X militaresNa última terça-feira, uma abordagem da PM ao filho de um policial civil durante uma operação de vigilância padrão no Centro da Capital, terminou em confusão entre os policiais de cada corporação. O rapaz abordado desacatou os militares e telefonou para o pai. Sem se deixarem intimidar, os militares detiveram o jovem e o colocaram dentro de uma Kombi da corporação.
O pai do rapaz, que trabalha na Corregedoria da Polícia Civil, chegou exaltado no local. Ele bateu na lataria do veículo com a arma em punho, mas acabou desarmado pelos militares. Vários policiais civis chegaram no local e houve grande tumulto.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que os fatos serão apurados pelas Corregedorias de ambas as corporações e salientou que o caso trata-se de um fato isolado.

Nenhum comentário: