quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Sem cuidado ambiental, Valadares poderá ter clima de deserto

Ana Lúcia Gonçalves - Do Hoje em Dia


Leonardo Morais
Desertificação de Valadares - Leonardo Morais.jpg
Alterações promovidas pelo ser humano estão provocando assoreamento no rio Doce

GOVERNADOR VALADARES – Se a população não mudar o comportamento com relação ao meio ambiente, Governador Valadares entrará em processo de desertificação. O alerta é do pesquisador Alexandre Sylvio, que prevê dias cada vez mais quentes na cidade. “Quando falamos em deserto, não é aquele de areia, mas sim de clima árido, pouca chuva, muito sol, muito calor e pouca umidade relativa do ar”, explicou.
Segundo Sylvio, os eventos climáticos na região têm se mostrado cada vez mais marcantes com as alterações promovidas pelo ser humano.
O último grande evento foram as cianobactérias, que comprometeram a qualidade das águas do rio Doce no ano passado. A região já teve alterado parte do ciclo hidrológico devido, principalmente, o desmatamento de mais de 95% da vegetação original.
A implantação de pastagens, o manejo errado dos animais e a monocultura do eucalipto aceleram diversos processos de degradação, dentre eles a erosão dos solos, que assoreia o rio Doce.
Isso aumenta a frequência das enchentes e leva nutrientes minerais para a água, o que estimula o crescimento das cianobactérias que produzem toxinas hepatotóxicas e neurotóxicas que comprometem a saúde do homem, segundo Sylvio.
Dados climatológicos de 30 anos (1975-2004) mostram que as alterações climáticas são uma realidade na microrregião. “Os gráficos mostram, por meio de ajustes de modelos matemáticos, que as temperaturas da região apresentam tendência de elevação, tanto a máxima quanto a mínima, indicando que a região está cada vez mais quente”. Sem cuidado ambiental, Valadares poderá ter clima de deserto.

Nenhum comentário: