sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Apagou uma foto ou mensagem do seu celular? Verifique novamente!

Um artista de NY, que comprou mais de 40 celulares usados para criar uma escultura, resolveu aproveitar o conteúdo dos aparelhos lançando um livro (sem autorização dos antigos donos)

http://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/noticia/2012/11/apagou-uma-foto-ou-mensagem-do-seu-celular-verifique-novamente.html
Mensagens de texto e imagens sexy dos antigos donos foram expostas (Foto: Reprodução)
Falar sobre a segurança dos seus dados pessoais, armazenados em computadores e celulares, é chover no molhado. Mas um lembrete é sempre válido: apague (de verdade) o que você pretende remover dali. No computador não basta jogar no lixo, você precisa ir até a lixeira (para onde o arquivo vai quando  você "apaga") e deletar. No celular, para apagar realmente você precisa resetar o aparelho. Pois é, ninguém lembra disso, até que... Kyle M.F. Williams ,um artista plástico de Nova York, comprou mais de 40 Motorla V3 Razrs usados para fazer uma escultura.
Só que o resultado da compra não foi uma bicicleta feita de celulares velhos, como Kyle previa. Ele encontrou os arquivos pessoais dos antigos donos dos aparelhos esquecidos ali e resolveu transformar em livro. Sem a permissão de ninguém, claro. Sobre a questão do copyright ele disse ao Daily Mail: "Nos créditos do livro eu escrevi: 'Todas as fotos, videos e mensagens de texto encontradas nos celulares são dos proprietários anteriores dos celulares', e isso era tudo que eu achei que precisava."
O dono de um dos aparelhos dorme abraçado ao cachorro (Foto: Reprodução)

O livro se chama Razrs e não inclui a opinião de Kyle sobre nenhuma das imagens publicadas, no máximo legendas descritivas, ou o nome do arquivo. Caso da foto em que uma mulher segura os próprio seios, legendada como "karastits.jpg"(peitosdakara.jpg). O próprio artista considera Razrs um livro de arte: "(as fotos) são apresentadas de maneira muito franca, sem comentários ou sarcasmo. É apenas sobre esse pequeno e icônico telefone, que várias pessoas usaram para documentar suas vidas".
Será que se ele tivesse as fotos pessoais expostas acharia a mesma coisa?
Uma exposição erótica? Uma tartaruga ensanguentada? Nunca saberemos ao certo (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário: