quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Bicicleta revolucionou o sexo e a genética, dizem estudiosos

Transformação
Meio de transporte fez com que homens buscassem parceiras em outras aldeias
Publicado no Jornal OTEMPO em 15/11/2012

FOTO: HARRISON KEELY/ SXC
Transporte. A bicicleta se transformou em um meio de locomoção barato e criou novas tendências de cortejo
Londres, Reino Unido. Que invenção pode ter sido mais revolucionária para o sexo do que a pílula anticoncepcional, a camisinha ou o Viagra? Para um dos geneticistas mais renomados da Grã-Bretanha, a resposta é clara: a bicicleta.
Stephen Jones, professor do University College de Londres (UCL), uma das mais respeitadas instituições de ensino e pesquisa do país, destaca que a invenção da bicicleta foi o evento mais importante dos últimos 100 mil anos da história da evolução humana.
Para Jones, em entrevista ao programa da BBC Science Club, a bicicleta "fez com que os homens não se limitassem mais a encontrar sua companheira sexual na porta ao lado, mas, sim, transportar-se a aldeias vizinhas e manter relações sexuais com uma mulher do povoado ao lado".

Transporte eficiente. Embora a bicicleta tenha sido inventada no início do século XIX, não foi até pouco mais de um século atrás que se converteu em um fenômeno de massa.
Essa maravilha da engenharia se converteu em um sistema de transporte barato, eficiente e acessível a homens e mulheres de todas as classes sociais.
A imprensa da época na Grã-Bretanha reportou que a invenção mudou a forma de cortejo entre os jovens do fim do século XIX.
Nos jornais britânicos daqueles dias, é possível encontrar notícias de que a bicicleta reduziu a frequência do comparecimento de pessoas a igrejas, criou novas tendências de cortejo entre os jovens e até mesmo provocou uma diminuição no uso do piano. Mas, além das transformações sociais, a ciência destaca que a contribuição mais importante da bicicleta se refletiu nos nossos genes.
Stephen Stearns, professor de ecologia e biologia evolutiva da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, defende que a bicicleta ampliou em 48 km a distância de "paquera" dos homens ingleses no final do século XIX.

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