Frederico Haikal
Na avenida Antônio Carlos, contemplada pelo projeto, há placas trilíngues
Na avenida Antônio Carlos, contemplada pelo projeto, há placas trilíngues

Quem duvida que turistas estrangeiros vão conseguir se orientar em Belo Horizonte durante as copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014) tem agora mais um motivo para aumentar o pessimismo. Apenas três corredores da capital mineira receberão placas em outros idiomas, com indicações de pontos turísticos e locais estratégicos da cidade.
A licitação será realizada a partir de dezembro e a nova sinalização deve ser instalada até maio do ano que vem.
A ideia inicial era contemplar 13 vias no projeto feito em parceria pelos governos federal, estadual e municipal. Mas os recursos só virão para um quarto delas.
Com isso, o Comitê Executivo Municipal da Copa do Mundo em Belo Horizonte tenta negociar a instalação de placas nos outros dez corredores até 2014. A palavra final virá do Ministério do Turismo, responsável por 67% do valor a ser investido em sinalização.
SEM RUMO
Certo é que o turista que vier à capital mineira para os jogos da Copa das Confederações, no ano que vem, desembarcando no Aeroporto de Confins, pode ficar perdido.
Se optar por passar pela avenida Cristiano Machado, uma das principais vias de ligação com o Centro de BH, não vai conseguir se orientar se não souber português.
Apenas as avenidas Antônio Carlos/Pedro I, Otacílio Negrão de Lima e Afonso Pena terão placas trilíngues, escritas também em inglês e espanhol.
“Foi uma negociação conjunta com o governo federal e escolhemos esses corredores pela ligação com o Mineirão e pela importância da Afonso Pena na região central”, diz o assessor de turismo do comitê de BH, Glauco Carvalho.
As avenidas Antônio Carlos e Pedro I vão ganhar 50 placas. Outras 29 serão colocadas na Otacílio Negrão de Lima e mais 61 ao longo da Afonso Pena. Elas vão indicar pontos turísticos, entradas e saídas de locais como parques e praças e o trajeto até o Mineirão.
Leia mais sobre a preparação de Belo Horizonte para a sinalização em outras línguas na Edição Digital. (clique aqui!)