sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mineirão começa a receber o gramado

Estádio é o primeiro entre os demais que participarão da Copa a receber o "tapete"

Luiz Martini - Superesportes
Thiago Madureira - Superesportes

Divulgação / Sylvio Coutinho

Falta pouco para a reinauguração do Mineirão. Nesta sexta-feira, o gramado do estádio começou a ser plantado, tornando-se o primeiro entre os demais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo a chegar a esta etapa. A grama escolhida foi a “Bermuda Celebration”, espécie usada no Independência e em grande parte dos estádios europeus.

Lacerda não revelou jogo de estreia do Novo Mineirão
Luiz Martini/SuperesportesAs sementes passaram por um rígido critério de seleção feito nos Estados Unidos. Antes de cobrir o Mineirão, a grama foi plantada em uma fazenda de Bom Sucesso, no Sul de Minas Gerais. Depois, ele veio para a capital mineira em caminhões refrigerados a cinco graus e a raiz passou por uma lavagem a seco para não conter argila. Em uma segunda etapa, em março, outra grama típica do inverno também será plantada sobre a atual. Nesta manhã, o material foi colocado sobre um composto de areia, matéria orgânica, fibra elástica e sintética. A estrutura fortalece a grama e facilita a boa drenagem do campo no futuro.
Quem joga na estreia?
O secretário especial para a Copa do Mundo, Tiago Lacerda, não adiantou se a partida de estreia do estádio será entre equipes ou seleções, um clássico entre Cruzeiro e Atlético não está descartado. Porém, ele apenas confirmou a data de reabertura e disse que alguns testes de funcionalidade começarão em breve e que o Mineirão estará liberado para os jogos no fim de janeiro ou início de fevereiro.
"Na semana que vem, teremos uma reunião para colocar o Mineirão à disposição para os primeiros testes. A entrega da obra está marcada no dia 21 de dezembro, com algumas celebrações. O calendário será divulgado depois do sorteio da Copa das Confederações, que será no dia 1º de dezembro. Provavelmente, na última semana de janeiro ou começo de fevereiro, poderemos fazer o jogo inaugural. Algumas opções para a partida estão sendo estudadas, mas ainda sem detalhes. Pensamos em fazer um outro evento em março, dentro desse pacote de inauguração", disse o secretário.
plantio será executado pela empresa Greenleaf Gramados. No Mineirão, serão usadas 60 mudas por metro quadrado, totalizando aproximadamente 540 mil mudas em toda área gramada.
Segundo o diretor-presidente da Minas Arena, Ricardo Barra, o palco do futebol mineiro pode ter o melhor gramado da Copa do Mundo de 2014."Essa grama é bastante resistente, típica de verão, com boa performance para o período. Em março, semearemos uma semente de inverno que permitirá que com o clima frio, o gramado fique em perfeitas condições durante todo o ano. Essa troca da semente é natural e cada uma atua na época certa.O clima de Belo Horizonte favorece e os integrantes da Fifa disseram que temos chance de possuir o melhor gramado do Mundial", afirma.

Manoel tem orgulho do trabalho feito no estádio
Luiz Martini/SuperesportesMão na massa

Personagens primordiais na reconstrução do estádio, os funcionários do Mineirão se emocionam ao falar sobre a reforma. Responsável pelo plantio do gramado, Manoel Messias garante que contará para os filhos e netos que contribuiu na obra.
"Para mim é uma honra muito grande saber que nunca pude ver um jogador desses, e hoje estou gramando onde ele vai pisar, vai jogar. É uma história para a minha família, que contarei para os filhos e netos. Contarei que o pai deles ajudou a construir o Mineirão. Estou muito feliz com essa oportunidade. Também vou cuidar da manutenção do estádio daqui por diante", comentou.

Nenhum comentário: