sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mineirão será destaque em Nova York

Arquitetura do estádio vai abrir exposição sobre projetos para 2014

Da redação - http://www.portal2014.org.br/noticias/11025/MINEIRAO+SERA+DESTAQUE+EM+NOVA+YORK.html
postado em 09/11/2012 13:08 h
atualizado em 09/11/2012 13:25 h
O arquiteto Bruno Campos, autor do projeto executivo de renovação do Mineirão, abrirá a mostra Brasil+2014 - Sustainability in Urban and Architectural Design com uma palestra sobre os diferenciais de sustentabilidade da nova arena de Belo Horizonte para a Copa de 2014. O evento de abertura acontece no dia 15 de novembro, em Nova York, e tem sequência até 19 de janeiro, na sede local do Banco do Brasil.
 

Perspectiva artística do novo Mineirão (crédito: BCMF Arquitetos)
O estádio mineiro está passando por uma completa renovação em sua infraestrutura, com a instalação de cobertura e dezenas de inovações tecnológicas, sem que a sua visão externa seja alterada no panorama do Parque da Pampulha. Os caminhos desse desafio serão revelados pelo arquiteto Bruno Campos, da BCMF, na palestra que fará ao público de Nova York.
Em entrevista ao jornal "O Tempo", o arquiteto Marcelo Fontes, também da BCMF, falou da importância da mostra para Belo Horizonte. " É uma propaganda muito boa para a cidade, para Minas Gerais. O mundo está olhando para nós. O Mineirão será um dos primeiros estádios do Brasil a ficar pronto. Dentro do manual da Fifa, estamos praticamente perfeitos. Temos vias de acesso rápido, uma infraestrutura bem planejada. Temos tido uma repercussão muito boa sobre as alterações do Novo Mineirão. E a obra é realmente surpreendente. A cada semana que vamos até lá, a gente confirma o ritmo intenso das alterações. É impressionante, parece que tudo se encaminha para um grande desfecho"", disse Fontes.

Novos estádios
Entre os novos estádios para 2014, a mostra de Nova York vai destacar também a inteira reconstrução da Fonte Nova, em Salvador, e as plantas e maquetes eletrônicas dos projetos da Arena Pantanal (Cuiabá), Arena Pernambuco (Recife), Arena das Dunas (Natal) e Arena da Amazônia (Manaus), além da Arena Corinthians, em São Paulo, local do jogo da abertura da Copa. 
A exposição colocará em vidência as soluções para reúso da água, exploração da água das chuvas, geração de energia fotovoltaica, tratamento dos resíduos e esgotos desenvolvidas nos diversos projetos para 2014, com destaque para o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, que será primeiro no mundo para receber o certificado LEED Platinum.
Além da visão geral das arenas nos paineis, o visitante poderá ver vídeos e maquetes eletrônicas em telões dispostos na agência e obter a informação completa sobre todos os estádios e infra-estrutura, mediante consulta a computadores em rede.
O evento tem a curadoria da arquiteta brasileira Denise de Alcântara-Hochbaum, com apoio técnico da agência Mandarim Comunicação, editora do Portal 2014. A mostra conta ainda com apoio do Ministério de Relações Exteriores / Consulado Geral do Brasil em Nova York, Banco do Brasil S.A., e American Institute of Architects, Chapter New York. O apoio na versão e edição dos textos técnicos foi dado pela All Tasks Traduções.
Data e Local:
Brasil+2014 – Sustainability in Urban and Architectural Design
De 16 de novembro a 19 de janeiro de 2013
Local: Banco do Brasil, Agência NY
11 West 42nd Street, Nova York, EUA
Horário: 9h às 18h, de segunda a sexta-feira e 10h as 17h, sábados
Abertura: 15 de novembro das 18h30h as 21h
RSVP: rsvp.br2014@gmail.com

Nenhum comentário: