quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mineirão será reinaugurado no dia 27 de janeiro com reedição de jogo histórico

O GIGANTE RESSURGE!


JOSIAS PEREIRA E BRUNO TRINDADE
Siga em @super_fc
FOTO: SYLVIO COUTINHO/DIVULGAÇÃO
Mineirão será palco de três partidas da Copa das Confederações, além de seis partidas do Mundial de 2014
Enquete
Qual sua opinião sobre a partida que marcará a reabertura do Mineirão?
Muito bem escolhida, pois relembra a inauguração do estádio em 1965.
Legal, mas eu gostaria que o jogo inaugural fosse entre Atlético e Cruzeiro.
Não gostei. O jogo deveria ser marcado com a presença da seleção brasileira.
Não gostei. Acredito que o Mineirão deveria ser inaugurado com a presença de uma seleção europeia.
Não gostei. A seleção mineira seria descaracterizada e a escolha poderia não ser igual entre os times.
Após mais de dois anos, o Mineirão voltará a receber uma partida de futebol no dia 27 de janeiro, com a reedição de um encontro histórico entre a seleção mineira e o River Plate, da Argentina. O duelo marcou a inauguração do estádio no ano de 1965. De acordo com fontes do Jornal O Tempo, o Campeonato Mineiro só começará no dia 3 de fevereiro por conta deste jogo. A Secopa não confirma a informação, mas mantém o cronograma de que o estádio será aberto entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. Este é o tempo previsto para que a grama do Mineirão esteja apta a receber partidas.
A conclusão das obras do estádio continua prevista para o dia 21 de dezembro deste ano. Uma série de eventos culturais marcará a reinserção da tradicional arena no cotidiano do povo mineiro. Entretanto, para a prática futebolística será necessário a espera justamente do completo crescimento do gramado. Atualmente, o Mineirão já possui 93% de suas alterações concluídas.
Havia a expectativa de que o primeiro jogo do Novo Mineirão fosse marcado pela presença da seleção brasileira. Mas, por questões de calendário, o jogo não foi confirmado. 
Na última sexta-feira, o estádio deixou seus 'rivais' para trás e iniciou o plantio do novo gramado. Até o fim desta semana, mais de 640 mil mudas serão plantadas no futuro campo de jogo. A espécie escolhida pela Minas Arena foi a Bermuda Celebration, específica para climas tropicais.
O Mineirão será palco de três partidas da Copa das Confederações, além de seis jogos da Copa do Mundo de 2014. No torneio preparatório serão duas partidas pela fase de grupos, e uma semifinal. Já no Mundial, quatro partidas farão parte da primeira fase, enquanto uma será válida pelas oitavas de final e outra pela semifinal.
Primeiro jogo do Mineirão
No ano de 1965, o estádio Governador Magalhães Pinto, o famoso Mineirão abria suas portas para a prática do futebol. A partir daquele momento, a modalidade se transformava no estado, deixando o amadorismo de lado e caminhando para uma profissionalização jamais vista. Naquele dia 5 de setembro, aproximadamente 80 mil pessoas se dirigiram a mais nova praça esportiva de Minas Gerais para assistir o amistoso entre seleção mineira e River Plate, um dos maiores clubes da Argentina.
Em um jogo extremamente amarrado, a equipe montada com jogadores de vários clubes de Minas Gerais venceu os hermanos pelo placar de 1 a 0. O gol da vitória foi marcado pelo então volante do Atlético, Buglê, aos dois minutos da segunda etapa.
Naquela ocasião, a seleção mineira entrou em campo com a seguinte formação: Fábio; Canindé, Grapete, Bueno, Décio Teixeira, Buglê, Dirceu Lopes, Wilson Almeida (Geraldo), Tostão, Silvestre (Jair Bala) e Tião. Já o River apresentou o seguinte selecionado: Gatti, Sainz, Ramos Delgado, Crispo, Cap, Matosas, Sarnari, Cubillas (Soliare), Delém, Artime (Laliama) e Más.
O time argentino deixou escapar a chance de sair na frente do marcador após deperdiçar um pênalti na primeira etapa. No segundo tempo do confronto, a equipe mineira conseguiu a vantagem no placar. Além disto, foram registradas as primeiras expulsões do estádio. Os jogadores Tião e Sarnari acabaram deixando o campo de jogo.
O responsável pela arbitragem daquele confronto foi Antônio Viug, da Federação Carioca. Com um público de 73.701 pagantes, a primeira partida do estádio registrou uma renda de 82.792.625,00 cruzeiros antigos.
O primeiro confronto oficial disputado no Mineirão ocorreu em um jogo válido pela Taça Brasil entre o campeão mineiro de 1964, Esporte Clube Siderúrgica, e o Atlético Goianiense. Os mineiros venceram o duelo por 3 a 0.
 

Nenhum comentário: