sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vereador faz farra com combustível em Pirapora

02/11/2012 12:27 - Atualizado em 02/11/2012 12:27

Humberto Santos - Do Hoje em Dia


DIONE AFONSO/ARQUIVO HOJE EM DIA
Entre as irregularidades, está a utilização de cupons fiscais sem a identificação

TCE Vereador Pirapora
Inspeção do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), na Câmara Municipal de Pirapora, no Norte de Minas, constatou que todos os dez vereadores da cidade apresentaram notas irregulares para receber os recursos da verba de gabinete no período de 2009 a 2011. Um parlamentar chegou a abastecer seu veículo 98 vezes no mesmo dia. O prejuízo aos cofres públicos ultrapassa os R$ 800 mil. O caso é objeto de investigação do Ministério Público Estadual (MP).
Entre as irregularidades encontradas pelos técnicos está a utilização de cupons fiscais sem a identificação do CPF do vereador, a indicação de placa ou a quilometragem do veículo abastecido, quantidades de combustível adquiridas superiores ao volume dos tanques dos automóveis, reembolso em duplicidade com o mesmo cupom fiscal e até mesmo a apresentação de notas de compra de diesel para carros a gasolina.
De março a abril de 2009, o vereador Celso Oliveira (PR), o Celsinho, adquiriu 4.208,69 litros de álcool, 2.429,77 litros de gasolina e 1.560,98 litros de diesel. Para gastar todo esse combustível, o parlamentar teria que percorrer mais de 80 mil quilômetros, o que daria uma média de 537 quilômetros por dia. O combustível seria o suficiente para Oliveira ir de sua casa à Câmara Municipal 137 vezes por dia.
“Considerando que a Câmara tem reuniões unicamente às terças-feiras, a ausência de razoabilidade nos gastos com combustíveis fica ainda mais perceptível”, diz trecho do relatório.
Em outubro de 2010, Celsinho chegou a abastecer seu veículo 98 vezes, no mesmo dia, adquirindo 427 litros de gasolina e 23 litros de álcool. O parlamentar não foi reeleito na eleição deste ano.
Sequência
Os técnicos constataram que os parlamentares apresentaram cupons fiscais sequenciais, com diferença de segundos entre os dois abastecimentos. Celsinho abasteceu no dia 28 de abril de 2010, às 16 horas, quarenta minutos e 46 segundos. Doze segundos depois, o vereador Juscélio Oliveira (PSDB), o Groselha, abasteceu no mesmo posto.
O problema encontrado no abastecimento sequencial é que os cupons não apresentam os mesmos valores do combustível na bomba quando se encerrou o abastecimento de um parlamentar e se iniciou o outro. “A falha evidencia que os cupons fiscais foram emitidos fora da ordem sequencial e cronológica, o que indicia a manipulação das informações armazenadas na bomba”, diz o relatório.
O vereador Sebastião Santana (DEM) apresentou duas notas fiscais, de julho e agosto de 2010, com o mesmo cupom fiscal como comprovante de abastecimento no Posto São Francisco. As duas notas somam quase R$ 3 mil. Santana foi reeleito com 668 votos.
 

Nenhum comentário: