terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ATO DE BRAVURA

Uma guarnição policial composta por quatro militares fazia patrulhamento pelas ruas de Belo Horizonte/MG. Era madrugada e chovia muito. Uma senhora aciona os milicianos e relata que um prédio está na iminência de desabar. Os agentes do Estado entram no edifício, acordam todos os moradores e os retiram para fora do prédio. Dentre essas pessoas, havia duas crianças que estavam trancadas num dos apartamentos. Após arrombarem a porta, os militares também conseguiram retirar as crianças do edifício. A construção se transformou em ruínas alguns segundos após todos saírem.
Esse fato é verídico. Ocorreu no início deste ano de 2012. Para muitas pessoas, a ação rápida e precisa dos policiais foi um milagre. Os mais céticos talvez afirmem que foi mero cumprimento do dever funcional. Há quem diga, pasmem, que foi sorte. Mas a melhor definição (ou pelo menos a mais racional) para o que fizeram esses nobres militares é ATO DE BRAVURA.
O Ato de bravura está previsto na legislação militar mineira como uma das hipóteses de promoção na carreira. Consuma-se quando o militar pratica uma ação, de maneira consciente e voluntária, com evidente risco à própria vida, cujo mérito transcenda em valor, audácia e coragem a quaisquer atitudes de natureza negativa porventura cometidas .
Nesse sentido, promover os policiais que salvaram mais de uma dezena de pessoas; que não tiveram suas próprias vidas interrompidas prematuramente por frações de minuto não é mera concessão de recompensa. A promoção dos militares é um direito que eles fizeram jus no exato momento em que cumpriram, com extremo brilhantismo, os requisitos legais.
Portanto, há dois motivos para se comemorar neste episódio. Primeiro, a preservação da vida de diversos cidadãos, com repercussão positiva em âmbito nacional, enaltecendo a imagem da PMMG. Segundo, a decisão do comando da nossa instituição, que em prazo célere já aprovou a promoção dos quatro militares que praticaram o citado ATO DE BRAVURA.
Parabéns à Polícia Militar de Minas Gerais, sobretudo aos insignes 1º Tenente Gustavo Martins e Cabos Sheyla Cristina, Samuel dos santos e Marcelo Silva.

*Nivaldo de Carvalho Júnior, 2º Sgt da PMMG e bacharelando em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas
*** Visite o Universo Policial ***

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

BA: Cmt Geral desafia policiais: PM não vai parar!

Após a Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra-BA), anunciar a eminência de paralisação por parte da categoria para a próxima terça-feira (31), o comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), coronel Alfredo Braga de Castro, descartou a possibilidade de o estado ficar sem o serviço de segurança às vésperas do carnaval.
Em entrevista ao Programa do Bocão, na manhã desta sexta-feira (27), na Rádio Sociedade, o comandante fez duras críticas a Aspra-BA, afirmando que a associação não tem representatividade legal para dialogar com o governo em nome da categoria. Castro foi enfático ao assegurar o serviço com 100% dos policiais realizando o trabalho em todo o estado.
O pronunciamento foi em resposta às declarações do coordenador geral da (Aspra), soldado Prisco, que em entrevista ao Bocão News afirmou que o dia 31 – data da assembleia geral – é o dia “D” para os policiais e bombeiros da Bahia. “A principio a paralisação é por tempo indeterminado”, declarou Prisco. Segundo o coordenador, na assembléia – às 15h, no Ginásio dos Bancários, em Salvador – “10 mil policiais militares e lideranças nacionais deverão decidir se haverá, ou não, a paralisação”.
Fonte: PEC 300 - 30.01.2012

Exercícios por um cérebro mais "sarado"

Exercitar a mente é tão importante quanto zelar pelo corpo; cuidados para manter o órgão ativo começam na infância

Lucas Prates
Aos 79 anos, Junia (ao centro) estuda para manter a mente ativa


JuniaA perda de memória é uma das reclamações mais frequentes entre pessoas com idade acima de 50 anos. A maioria teme que os “lapsos” sejam sinal de demência ou da doença de Alzheimer. Mas o que ocorre é que, à medida em que envelhecemos, a atividade do cérebro vai ficando mais lenta. Apesar da impossibilidade de prevermos quando a perda de memória vai acontecer, é possível adotar medidas simples para conservar e otimizar o funcionamento do órgão.
A neurologista Rosamaria Peixoto Guimarães ressalta que o cérebro tem uma capacidade ilimitada, mas que só utilizamos uma pequena parte dela.
“A memória depende de uma rede de comunicação. A estimulação, que deve começar ainda na infância, é muito importante. Um exemplo é a facilidade que as crianças têm de aprender idiomas, em comparação com adultos”, destaca a especialista.
Assim como a atividade física mantém o corpo forte, a mental conserva o intelecto ágil e perspicaz. Ler e estudar muito, fazer caminhos diferentes para o trabalho, andar de costas e aprender outras línguas são maneiras de exercitar o cérebro. Mas o bem-estar, a motivação e o desenvolvimento pessoal também são fundamentais, diz a neurologista.
Ela explica que o cérebro está sempre sujeito ao estilo de vida que o “dono” leva. Se a pessoa consome muita bebida alcoólica, por exemplo, pode não usufruir de todas as potencialidades do órgão. É que o álcool, como outras substâncias, destrói as células cerebrais.
Por isso, ter um estilo de vida saudável é fundamental. E ele está diretamente ligado à questão alimentar. Segundo a nutricionista Elisabete Chiari, pós-graduada em nutrição geriátrica, é preciso manter uma dieta rica em frutas e vegetais, que contêm antioxidantes –substâncias que protegem e sustentam as células cerebrais.
O ideal é comer três frutas diferentes durante o dia. Além disso, recomenda-se consumir peixe duas vezes por semana e duas castanhas por dia. “São alimentos ricos em ômega 3, que protege as membranas do cérebro”, destaca. Carne vermelha também deve ser ingerida pelo menos duas vezes por semana. O alimento é rico em vitamina B12, cuja falta pode causar demência.
Elisabete destaca ainda o azeite extravirgem, com acidez menor do que 0,5%. Adultos podem tomar duas colheres por dia e crianças, uma colher de chá. “Não há contra indicação”, diz a especialista.
Não é só o intelecto que deve ser trabalhado. A atividade corporal também é importante. Exercitar-se diariamente por cerca de meia hora pode melhorar a circulação do sangue para o cérebro.
É o que faz Junia Melo. Aos 79 anos, ela caminha na esteira por 30 minutos diários. Alimenta-se de forma correta e, sobretudo, trabalha. Junia dá aulas sobre a parte tecnológica de confecção, atividade que exerce desde os 13 anos. Além do português, fala, escreve e lê em inglês, francês e italiano. Nas férias, gosta de viajar, e pelo menos uma vez por ano vai para o exterior. “Meu trabalho exige uma atualização constante. Estou sempre estudando. Gosto muito do que faço. Talvez esse seja o segredo”, conta.


Deputado Durval Ângelo diz que Bruno e Bola podem ter tramado plano de morte contra ele na cadeia

30/01/2012 16h31
MÁRCIA XAVIER/LUCIENE CÂMARA
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
O deputado estadual Durval Ângelo (PT), que teve o nome citado em um suposto plano de morte que teria sido arquitetado pelo ex-goleiro Bruno Fernandes, 27, e o ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, contra ele e outros envolvidos no caso de morte e desaparecimento de Eliza Samudio, disse, em depoimento à Polícia Civil, nesta segunda-feira (30), que tem motivos para suspeitar de que a informação é verdadeira.
Segundo o deputado, apesar de não ter recebido diretamente nenhum tipo de ameaça por parte da dupla, ele estranhou o fato do depoimento do detento Jaílson Alves de Oliveira, que trouxe à tona o suposto plano, ter informações privadas sobre um encontro entre ele e Bola, durante uma homenagem prestada ao Grupo de Resposta Especial (GRE).

“Como Jaílson sabia desse evento? Sinal que eles conversavam sobre o caso”, disse o deputado em conversa com a equipe do jornal
O TEMPO.
O suposto plano de morte veio à tona em abril de 2011 por meio da denúncia do presidiário Jaílson Alves de Oliveira, que diz ter convivido com Bola na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e o visto tramar a ação criminosa. Conforme o detento, Bola e Bruno pretendiam matar o deputado, a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues; o delegado Edson Moreira; e  os advogados Ércio Quaresma e José Arteiro.
Em depoimento dado em 2011, Bola e Bruno negaram a informação. Ingrid de Oliveira, noiva do goleiro, e Luiz Henrique Romão, o Macarrão, também foram ouvidos no ano passado e afirmaram desconhecer o plano.
A polícia ainda pretende ouvir a juíza Marixa Fabiane e os outros citados no suposto plano. O traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o “Nem”, de 35 anos, que seria contratado para executar as mortes, também deve prestar depoimento.
 

Hackers derrubam site do Itaú e planejam semana de ataques contra páginas de bancos

30/01/2012 15h02

DA REDAÇÃO
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
Integrantes do grupo Anonymous no Brasil começaram nesta segunda-feira (30) uma operação para desestabilizar os websites dos principais bancos públicos e privados do país. O movimento, intitulado #OpWeeksPayment, deve se estender por toda a semana, com o objetivo de deixar os serviços de internet banking fora do ar durante pelo menos doze horas cada. A data foi escolhida devido ao fato das empresas pagarem seus funcionários nesta primeira semana do mês, o que causaria mais transtornos às corporações.
O primeiro alvo do protesto contra a corrupção é o Banco Itaú. O grupo de piratas da internet divulgou nas redes sociais um apelo para que os integrantes participem da operação e ajudem a retirar do ar o site do banco. A página e as operações do banco ficaram indisponíveis por cerca de uma hora na manhã desta segunda, mas foram normalizadas em seguida. A assessoria do banco confirmou por meio de nota os problemas técnicos na página, mas não atribuiu oficialmente as dificuldades a um ataque externo.

Vai a júri estudante de direito que atropelou e matou policial em BH

Jornal da Alterosa 1ª Edição

Felipe Judice Lunardi aceitou soprar o bafômetro que constatou embriaguez ao volante
TV Alterosa
30 de janeiro de 2012 -  Vai a júri popular o estudante de direito que atropelou e matou um policial rodoviário no Bairro Belvedere, em Belo Horizonte.
O acidente foi no dia 20 de abril de 2009. Felipe Judice Lunardi, que tinha 24 anos à época, bateu em quatro carros e atropelou o militar – que atendia outra ocorrência - perto do BH Shopping.
Felipe aceitou soprar o bafômetro que registrou 0,60 miligramas de álcool por litro de ar, duas vezes o limite que já é considerado um crime de trânsito.
O réu vai responder por homicídio doloso, que é quando o autor assume o risco de matar.
Na acusação, o Ministério Público argumentou que ele dirigia em alta velocidade e com os faróis apagados.

Policial civil é suspeito de matar homem durante festa em Lavras

A vítima tentava conter o policial que se desentendeu com uma outra pessoa durante o evento. Ednaldo de Souza, de 41 anos, morreu ao levar um tiro no pescoço

João Henrique do Vale -E.M

Um policial civil está sendo procurado, suspeito de matar um homem em Lavras, na Região Sul de Minas Gerais. A vítima, Ednaldo de Souza, de 41 anos, tentava conter o policial, Thiago Isac da Silva, de 46 anos, que teria se desentendido com uma outra pessoa durante uma festa de aniversário. Ednaldo foi atingido por um tiro no pescoço e morreu na hora. O crime aconteceu na noite desse domingo.
Segundo testemunhas que prestaram depoimento nesta segunda-feira, Thiago Isac estava na festa da mulher de Ednaldo, quando se desentendeu com um homem, identificado como Elder. Os dois começaram a brigar e foram contidos por outras pessoas que estavam no local. “Elder acertou um soco no olho do policial e foi embora. Thiago entrou no carro e saiu à procura dele, como não o encontrou, voltou para a festa com a arma na cintura”, afirma o delegado regional de Lavras, Cléber Pevidor.
Após retornar ao local, o policial foi até Ednaldo e tentou convencê-lo a dar informações de onde o homem morava, mas acabou não tendo muito sucesso. Insatisfeito, Thiago voltou para o carro para continuar a busca por Élder. “Neste momento, Ednaldo foi até o veículo abriu a porta e se agachou. Ele ficou falando para o policial deixar isso de lado, que não ia adiantar nada. Mas, durante a conversa houve o disparo”, disse o delegado.
Testemunhas afirmaram que Thiago segurou Ednaldo e colocou o corpo lentamente no chão. Com o barulho do disparo, vários convidados saíram da festa, inclusive a aniversariante e mulher da vítima. “Ele chegou a pedir desculpa para a mulher do homem antes de entrar no carro e ir embora”, revela Cléber Pevidor.
O veículo foi abandonado em outro bairro da cidade e está apreendido na delegacia de Lavras.
Pedido aos amigos
O policial Thiago Isac é lotado na delegacia de Varginha, mas quase todos os fins de semana seguia para Lavras onde namorava. A polícia já entrou em contato com o delegado de Varginha para que ele peça aos policiais e amigos de Thiago tente convecê-lo a se entregar e contar a sua versão do fato.
Cópias da investigação já foram encaminhadas para a corregedoria da Polícia Civil que vai decidir se o policial será afastado ou não da corporação.