domingo, 30 de setembro de 2012

Mauricio de Sousa cria desenho de homenagem para Hebe

30/09/2012 11h32 - Atualizado em 30/09/2012 16h02

Cartunista ainda escreveu mensagem para a apresentadora.
Hebe morreu aos 83 anos de parada cardíaca no sábado (29).

Do G1, em São Paulo
Maurício de Sousa criou um desenho para homenagear Hebe (Foto: Divulgação)Maurício de Sousa criou um desenho para
homenagear Hebe (Foto: Divulgação)
O cartunista Maurício de Sousa criou um desenho de homenagem à apresentadora Hebe Camargo, que morreu no sábado (29) em São Paulo, aos 83 anos, vítima de parada cardíaca. O corpo da apresentadora foi enterrado por volta das 10h30 deste domingo (30) no cemitério Gethsemani, no bairro do Morumbi.
No desenho, o criador dos personagens da Turma da Mônica ainda escreveu uma mensagem de homenagem à Hebe: “Hebe passou gloriosamente pelos portões do céu. Documentação de toda uma vida em ordem para continuar a distribuir graça e alegria por lá”.
Desde o anúncio da morte da apresentadora, artistas e políticos publicaram mensagens em redes sociais e divulgaram notas de pesar. Hebe ficou internada por quase duas semanas, em julho, no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, para “tratamento de suporte nutricional e metabólico”. Nos últimos dois anos, a apresentadora passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer.

Jovens eleitores e o interesse pelas decisões políticas

30/09/2012 08:05 - Atualizado em 30/09/2012 08:05

Amanda Paixão - Do Portal HD
Sara dos Santos
Samuel Costa
A estudante Sara dos Santos, de 17 anos, se considera engajada politicamente

Se há exatos 20 anos a juventude brasileira demonstrava grande interesse pela política nacional e tomava as ruas do país a favor do impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, hoje observa-se um certo distanciamento de boa parte dos jovens das decisões políticas.
Em Minas, considerado o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, eleitores com idade entre 16 e 17 anos, quando o voto é facultativo,representam apenas 1,91% de todo o eleitorado nestas eleições. Os números ainda revelam que, em comparação com o pleito de 1992,houve uma redução de 1,93% entre eleitores desta faixa etária.
Naquele ano, marcado por movimentos estudantis como os "caras-pintadas", havia 387.805 adolescentes com o título na mão, enquanto em 2012 são 287.893 jovens eleitores no Estado.
Os números deste ano também são baixos se comparados às eleições de 2008, quando esses jovens representavam 2,02% do total.
A estudante Ana Beatriz Martins, de 18 anos, não pretende votar nestas eleições. A jovem além de não ter o título de eleitor acredita que,
ultimamente, não está valendo a pena acompanhar política. "Entre os meus amigos ninguém fala sobre esse assunto e eu também não tenho muito interesse".
Assim como ela, Lucas Dayrel Cordeiro, 17, não tem título e pretende ficar sem o documento até a maioridade, quando será obrigatório. "Não tenho interesse e não gosto de política, muito menos acompanho. Se não fosse obrigado não iria votar, nem depois dos 18 anos". O adolescente faz parte de um time de futebol e conta que os colegas também já revelaram a falta de interesse em votar nestas eleições.
"Ninguém do time tem o título e eleição não é um tema discutido entre o pessoal da nossa idade. Com tanta notícia de corrupção a gente se pergunta: votar para quê? Os candidatos também não ajudam muito", diz o estudante. Na contramão da maioria, a estudante Sara dos Santos, se destaca. Com apenas 17 anos, ela se considera engajada politicamente e pretende participar da escolha do prefeito e dos vereadores de Belo Horizonte.

Confira o vídeo:
Segundo o professor do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal de Minas Gerais, Manoel Leonardo Santos, o jovem
como qualquer outro cidadão constitui um público eleitor a ser perseguido. No entanto, falta um discurso mais focado e direcionado para tal faixa etária que compreende um eleitor com expectativas muito particulares. "Além de faltar política específicas, existe um problema no discurso político, até mesmo nas propagandas eleitorais, que não são atrativas para os jovens. A maioria consiste em um discurso pasteurizado", afirma Santos.
Na opinião do professor, o eleitor de modo geral tem uma certa desafeição com a política. Outro ponto a ser discutido é a maneira negativa como os meios de comunicação a retratam. "O que chega para o público, na maioria das vezes, são escândalos de corrupção, o interesse privado sobre o interesse público. Portanto, é natural que o jovem sinta esse sentimento de rejeição de forma mais dura",explica.
O uso de novos mecanismos, como as redes sociais, seria uma maneira de estreitar as relações com esse público. Conforme Santos, a taxa de utilização desses meios ainda é baixa entre os políticos. "Um levantamento recente mostrou que menos de 20% responde e-mails e uma porcentagem ainda muito baixa interage por meio do Facebook e do Twitter, por exemplo, canais formados principalmente por um público jovem", diz Santos.
Para ele, seria uma oportunidade de estreitar os laços com os eleitores que andam descrentes e quem sabe, despertar o interesses de muitos para este assunto. "Política ainda é um tema não dominado pela maioria. Se você perguntar as pessoas, grande parte não sabe como se dá a distribuição de cadeiras no sistema eleitoral, por exemplo. Menos de 30% saberia responder essa questão", explica. O primeiro passo para o despertar político, segundo o professor, é a família. O ideal é colocar o assunto em pauta, na conversa do dia a dia, no bate-papo na cozinha, mostrando aos jovens como a política afeta a vida de toda a comunidade.
Quanto ao engajamento e militância que era uma característica marcante dos jovens em décadas passadas, Santos acredita que na verdade isso não foi perdido e sim transformado. "Com a Internet tudo mudou. As formas de se relacionar, de comprar e também de protestar. Hoje ao invés dos jovens se mobilizarem e irem para às ruas como ocorreu no 'Fora Collor' ocorre o 'cyberativismo'. As pessoas cada vez mais utilizam a Internet para isso", afirma o professor.
Sobre os movimentos estudantis atuais, ele acredita que houve uma fragmentação."Esses movimentos agora são formados por várias associações. A União Nacional dos Estudantes (UNE) não é mais a única interlocutora dos estudantes com a sociedade. Em 1992, houve uma imensa mobilização da UNE e os jovens tiveram papel de protagonistas, se apresentando como fortes opositores ao governo de direita. Já hoje existe um alinhamento ideológico", comenta.
Caras-pintadas
Em agosto e setembro de 1992, jovens e estudantes brasileiros pintaram o rosto de verde e amarelo e organizaram passeatas pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em um movimento denominado de "caras-pintadas".O primeiro presidente eleito pelo voto direto desde 1961 --quando Jânio Quadros saiu vencedor das urnas-- foi acusado pelo próprio irmão, Pedro Collor de Melo, de cumplicidade com seu tesoureiro de campanha, Paulo César Farias, acusado de cometer crimes como enriquecimento ilícito, evasão de divisas e tráfico de influência.
 
ARTE

Atentado a bomba atinge casa de agentes penitenciários em Campo Belo

Rafael Passos - Estado de Minas
Publicação: 29/09/2012 11:39 Atualização: 29/09/2012 12:55
Um atentado a bomba atingiu uma casa onde moram três agentes penitenciários na madrugada deste sábado, em Campo Belo, no Sul de Minas. Segundo a Polícia Militar, um artefato semelhante a dinamite foi deixado entre duas casas, na Rua Antônio Correa dos Reis, Bairro Oliveiros.
Polícia não descarta que o crime pode ter sido em represália as constantes apreensões de drogas na cadeia pública da cidade, nos últimos dias. Segundo a PM, os agentes Maria Laura Fonseca, Douglas Gonçalves de Paula e Luiz Carlos dos Santos foram contratados recentemente pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), órgão ligado à Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). No momento da explosão os dois homens não estavam na residência.
A ação criminosa deixou estragos em ambos os imóveis, porém ninguém ficou ferido. A residência dos agentes teve parte da laje e de uma parede danificadas, além de um portão destruído. A casa ao lado sofreu avarias em uma parede, sendo que o impacto da explosão ainda quebrou os vidros da parte da frente da casa, provocou rachaduras em sua estrutura, causando risco de desabamento.
Os policiais isolaram o local da explosão para os trabalhos da perícia e de um engenheiro da prefeitura.

Silvio Santos chega ao velório e dá o último "selinho" em Hebe Camargo

Fernanda Borges
Marina Rigueira - Estado de Minas
Publicação: 29/09/2012 21:17 Atualização: 29/09/2012 21:35

O promoter David Brasil posta foto do selinho no Instagram (Reprodução Instagram)
O promoter David Brasil posta foto do selinho no Instagram
O apresentador Silvio Santos chegou ao velório de Hebe Camargo, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, por volta das 21h deste sábado. O dono do SBT entrou acompanhado da esposa Iris Abravanel e não falou com a imprensa. Bastante emocionado, o ex-chefe e amigo de Hebe deu o último "selinho" na apresentadora. O filho Marcelo Camargo usava um manto com o rosto da mãe estampado. Além do apresentador, Roberto Carlos, Carlos Alberto de Nóbrega, Tom Cavalcante, Ana Hickmann e diversas celebridades prestaram prestaram as homenagens. O sepultamento será às 9h30 deste domingo, no Cemitério Gethsemani, em São Paulo.
Na última quinta-feira, o SBT havia anunciado a volta de Hebe à emissora. Ela estava afastada do canal de Silvio Santos desde dezembro de 2010, quando não renovou seu compromisso e migrou para a Rede TV!. "Meus lindos, nem acredito!!! Estou de volta ao SBT, meu coração está disparado! Feliz feliz feliz feliz!!!”, escreveu a apresentadora em seu Twitter na sexta.
Na Rede TV!, onde ficou contratada até agosto de 2012, ela apresentou dez programas inéditos. O último foi ao ar foi no dia 19 de junho. Desde então, devido ao afastamento por conta da doença, foram exibidas reprises, sempre às terças, às 22h30.

sábado, 29 de setembro de 2012

Tributação sobre a cerveja subirá menos em outubro, diz Receita

Previsão anterior era de que tributação subisse 2,85% em outubro próximo.
Com novo formato, tributo avançará 2,15% em outubro e 0,2% em abril.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, informou nesta sexta-feira (28) que decretos presidenciais que serão publicados no "Diário Oficial da União" nos próximos dias mudarão o formato de tributação que seria implementado sobre as cervejas a partir de outubro deste ano.
Pelas regras anteriores, a cerveja teria um aumento de tributação de 2,85% a partir de outubro deste ano para as fábricas, que concentram o recolhimento de impostos por toda cadeia. Pelo novo formato, que será formalizado nos próximos dias, o aumento da tributação sobre a cerveja será menor no início do próximo mês: de 2,15%. Em abril, será implementada uma nova etapa de reajuste, com um novo aumento de 0,2% na tributação.
Segundo a Receita Federal, o reajuste que acontece na base de cálculo sobre a qual incide a tributação do setor visa manter a carga tributária federal incidente sobre estes produtos estável. A explicação é que, como há um aumento de preços dos produtos ao consumidor no decorrer de cada ano, a carga tributária acaba diminuindo com o passar do tempo. Por isso, diz o Fisco, há o reajuste.
Além de ter suavizado o reajuste em outubro deste ano, a Receita Federal também flexibilizou os reajustes que seriam aplicados no futuro. O formato anterior de reajuste da tributação previa um reajuste da base de cálculo sobre a qual incidem os tributos do setor (PIS, Cofins e IPI) em 25% nos próximos quatro anos. Pelo novo formato de tributação, o reajuste de 25% será implementado em um prazo maior, ao longo de seis anos. 
Refrigerante, águas, isotônicos e energéticos
Para os demais produtos (refrigerante, isotônicos e águas e energéticos), o formato de tributação não foi alterado, e permanece estimado um reajuste médio de tributação de 2,85% para estes produtos a partir de outubro deste ano. Não foi divulgado o percentual de reajuste previsto para cada item.
O reajuste da tributação das bebidas frias foi anunciado em maio deste ano pelo governo, como forma de compensar os benefícios tributários concedidos para a indústria nacional, que incluiu mais setores na desoneração da folha de pagamentos e ampliou a oferta de crédito na economia. Além das "bebidas frias", o governo também subiu a tributação sobre cigarros.
Acordo com fabricantes de cervejas
O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, informou que a mudança no formato de tributação, que seria implementado em outubro, suavizando o reajuste, foi acordado com os fabricantes de cerveja. 
"Isso veio em troca do compromisso que o setor fez com o governo. De que haverá investimento em novas plantas, na modernização, na ampliação da capacidade produtiva, no maior aproveitamento da matéria-prima agrícola nacional, além da renovação da frota de caminhões da distribuição, e na manutenção do nível de emprego. Também há um compromisso de maior controle de preços", declarou Barreto, do Fisco.
Mercado 'livre'
O secretário da Receita Federal lembrou que, apesar do compromisso de um "maior controle de preços" para os consumidores, o mercado de cervejas é livre no Brasil, ou seja, os fabricantes têm liberdade para reajustar os preços ao consumidor.
Segundo ele, esse aumento dos preços pode acontecer caso as empresas decidam repassar o reajuste da tabela de bebidas frias ao consumidor. Entretanto, Barreto disse acreditar que isso não acontecerá. "Como haverá maior uso de matéria-prima nacional e mais investimentos, a expectativa da Receita é que não haja reajuste nos preços ao consumidor [em outubro]", disse Barreto.

Mulheres Pera e Perereca e Homens Caju e Picanha buscam voto no país

Mulher Maravilha e Homem Borracha também tentam vaga de vereador.
Campanha inclui fantasias; dançarina divide tempo com ida a boate de strip.

Do G1 BA, SP, CE, GO e Santos*
Homens e mulheres (Foto: Arte/G1)
Do palco para o corpo a corpo na rua, três candidatas ao cargo de vereadora em São Paulo e em Salvador têm utilizado a fama de dançarinas para tentar angariar votos do eleitorado. Na capital paulista, Suelem Aline Mendes Silva, mais conhecida como Mulher Pera, e na capital baiana, Marina Silva Queiroz, a Mulher Perereca, e Ana Cecília Parada, a Mulher Maravilha, chamam a atenção quando decidem sair à busca de apoio na campanha.
Mas não são apenas mulheres que vêm tentando atrair o eleitorado. O Homem Picanha, em São Vicente (SP), o Homem Borracha, em Anápolis(GO), e o Homem Caju, em Fortaleza, também têm buscado a vitória nestas eleições municipais. E, para isso, Adenilson Nobre da Silva, Geferson Crosara e Kleber Santana têm usado os nomes de urna para se sobressair. CONTINUE A LEITURA...

EM JUIZ DE FORA: Competição de tiro entre polícias

Por Tribuna


Uma competição entre as polícias de Juiz de Fora e as instituições que integram a Segurança Pública deve definir o melhor (ou os melhores) atirador da cidade. O 2º Torneiro de Integração de Tiro Policial ocorre neste sábado (29), no Clube de Tiro, Caça e Pesca de Juiz de Fora, que fica no km 806 da BR-040. O evento deve reunir Policiais militares, civis, federais, agentes penitenciários e rodoviários federais. Os participantes serão divididos em grupos de três ou cinco atiradores, que serão testados em situações dinâmicas, que reproduzam a realidade dos embates armados. Somente pistolas calibre 40 e 380 serão utilizadas. A confraternização, que tem início às 9h, foi organizada pelo 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora. 

OS MILITARES DE HOJE E O ATUAL DESGOVERNO DO PT - VEJAM COMO ESSE POVO DO PT É SUJO MESMO, E COMPROMETIDO COM A TOTAL FALTA DE ÉTICA...


BLOG DA RENATA

Exclusivo - O Exército escalou seus mais confiáveis e melhores oficiais de inteligência, lotados na Abin, para dar proteção ao ministro Joaquim Barbosa – relator do processo do Mensalão no Supremo Tribunal Federal. Ao montar esquema especial para dar segurança a Barbosa – que sempre foi avesso a isto -, empregando seus homens lotados na Agência Brasileira de Inteligência, o EB atropelou o Palácio do Planalto e a cúpula da Polícia Federal ligada aos esquemas petralhas de poder.

Apenas como contraponto: os ministros Ricardo Lewandowski e José Dias Toffoli também contam com proteção intensa. Só que de agentes da Polícia Federal – e não da turma verde-oliva lotada na Abin. A proteção a Barbosa não é só física. Tudo que se fala dele e sobre ele, nos ambientes de poder, também é monitorado. Além disso, todo o sistema telefônico da residência e de seu gabinete no STF foi alterado e passa por uma constante ação de pente fino.
A iniciativa de proteger Barbosa tão intensamente gera uma crise. A Presidenta Dilma Rousseff, como Comandante-em-chefe das Forças Armadas, sequer foi consultada sobre a medida. A blindagem ao Barbosa foi decidida entre alguns integrantes do Alto Comando do Exército e o General José Elito, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência. Aumentará em muito a guerra não-declarada e a insatisfação pessoal mútua entre Dilma e seu ministro Elito.
No fundo, a proteção especial a Barbosa é mais uma operação montada pela chamada “Comunidade de Informações” que sempre tenta agir de forma invisível – embora quase sempre não consiga em uma Brasília cercada de ouvidos eletrônicos em todos os buracos do poder. Em tempos passados, tal comunidade era famosa por vigiar e detonar a esquerda explicitamente. A turma do SNI botava medo. A turma da Abin ligada ao EB – onde a petralhada ainda não conseguiu se infiltrar explicitamente – tenta ser mais “light”. 
Agora, pelo menos no reservado discurso da comunidade de informações, a ordem é não contribuir para ampliar um vácuo institucional que se desenha com o resultado do julgamento do Mensalão – que deve atingir em cheio a cúpula petralha, ainda com consequências imprevisíveis de um respingo escatológico no mito Luiz Inácio Lula da Silva (que ainda alimenta o sonho de voltar à Presidência da República).
A tensão entre Dilma e a caserna pode aumentar ainda mais com o Mensalão. Já era enorme por causa da Comissão da Verdade que tomou a decisão fora da lei de perseguir os agentes do Estado acusados de cometer crimes apenas na Era pós-1964. Apoiada por Dilma, a CV quebrou um acordo firmado com os militares, costurado quando Nelson Jobim era ministro da Defesa, de que os crimes de sequestro, terrorismo e assassinato cometidos pelos militantes de esquerda também seriam investigados. 
Alguns Generais já se sentem traídos por Dilma. Mas se a traição vai gerar consequências institucionais é um desdobramento imprevisível. A cúpula militar na ativa é publicamente contrária a qualquer virada de mesa. Se os Generais pensam, sinceramente, da mesma forma, na intimidade, são outros quinhentos batalhões. Dilma e seus radicalóides estão provocando a onça com varinha curta.
Além disso, com o próprio Ministério da Defesa, a cúpula militar nunca se sentiu satisfeita por ficar simbolicamente subordinada ao ministro Celso Amorim que tem como assessor-especial José Genoíno – ex-guerrilheiro da luta armada pós-64 e com grandes chances de ser condenado no processo do Mensalão em que o agora protegido Joaquim Barbosa brilha como “grande herói” da República. Na ironia, os militares só não têm mais bronca de Genoíno porque alegam que ele entregou, sem qualquer tortura, todos os seus companheiros na Guerrilha do Araguaia...
Indo de uma cachorrice a outra cachorrada, a inteligência militar teme que a petralhada arme ilegalidades para obstruir o julgamento do Mensalão. A mais previsível já se tornou pública e, se acontecer, pode ser a senha para a abertura da portinha do vácuo institucional: que o novo ministro do STF, Teori Zavascki, indicado pelo ex-marido de Dilma Rousseff, tome posse e cometa a imprudência de pedir vistas do processo de mais de 50 mil páginas do Mensalão. Se tal manobra embromatória for adotada, para atrasar o resultado final do julgamento em até seis meses, nem Deus sabe o que poderá acontecer...
A leitura de nossa conjuntura atual é bem simples e roceira. A vaca já está no brejo. Se o Boi vai também... Aí são outros R$ 350 milhões de reais desviados e divididos pelos bandidos no esquema do Mensalão. Na avaliação mais tímida da comunidade de informações – que protege Barbosa e também vigia, cuidadosamente, todos os prováveis condenados na Ação Penal 470 -, o ex-presidente Lula da Silva teria pelo menos 35 milhões de motivos concretos para se preocupar – e muito – com as consequências de ter tantos companheiros e parceiros vendo o sol nascer quadrado...
Enquanto o mito Lula pode se desmantelar entre os segmentos esclarecidos (ou entre os menos ignorantes), o mito de Joaquim Barbosa começa a ser construído e lapidado. Resta aguardar para saber quem será beneficiado com a demolição de um e a edificação de outro. Enquanto isto, os militares ficam iguaizinhos àquele papagaio verde-oliva da piada do português. Nada falam... Mas prestam uma atenção...
E sabem de absolutamente tudo que acontece no Brasil – como fez questão de ressaltar um quatro estrelas numa certa noite estrelada de um jantar fechadíssimo na caserna, com todo mundo vestindo a pós-moderna farda de civil sem gravata - exceto o coronel da inteligência e das Forças Especiais, trajado feito um Rambo, para garantir a proteção na porta do salão...
O perigo é que aqueles que fingem não saber de nada continuam agindo no submundo do Governo do Crime Organizado... Até quando? Nem Deus deve saber mais... Ou será o Barbosa (um dos Deuses do Supremo e agora um togado blindado pelas fardas da inteligência) sabe?
Se souber, conta que a gente divulga por aqui... Até porque, neste mundo pontocom, nem a identidade do pobre do Batman é mais secreta... O verdadeiro endereço da Batcaverna, talvez...

Brasil cancela primeira obra prometida para a Copa do Mundo

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Brasília, já estavam paralisadas há dois anos por denúncias de corrupção

REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA EFE
O VLT de Brasília foi cancelado pois não ficaria pronto a tempo para a Copa de 2014 (Foto: Divulgação)
O governo brasileiro anunciou nesta sexta-feira (28) o primeiro cancelamento de uma obra prometida para a Copa do Mundo: a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Brasília. O projeto seria realizado em parceira com a França e estava paralisado há quase dois anos por conta de denúncias de corrupção.
O VLT fazia parte dos planos de melhoria para o transporte na capital brasileira visando o Mundial de Futebol, que terá Brasília como uma de suas 12 sub-sedes. O projeto pretendia unir o aeroporto a uma zona hoteleira, que fica situada cerca de 500m do estádio que está sendo construído para o evento.
Segundo fontes oficiais, a decisão de cancelar definitivamente as obras foi tomada pelo governo regional de Brasília, que descartou a construção após comprovar que, devido aos processos que tramitam na justiça sobre supostas irregularidades, o VLT não ficaria pronto para o Mundial.
O projeto, cujo custo tinha sido orçado em R$ 276,9 milhões, contava com o apoio do Banco Mundial (BM) e da Agência Francesa de Desenvolvimento, que em 2009 se comprometeu a financiar boa parte das obras. Esse acordo com a França foi anunciado em 7 de setembro de 2009, no marco de uma visita do então presidente Nicolas Sarkozy ao país.
O projeto, no entanto, foi paralisado após uma série de denúncias de corrupção que afetaram o governador de Brasília na época, José Roberto Arruda, que acabou sendo cassado por suposta responsabilidade em meio a um escândalo de subornos.
O VLT de Brasília é a primeira obra que é cancelada dentro do plano que o governo traçou para melhorar a infraestrutura das cidades que serão sedes da Copa do Mundo.
EK

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Governo federal vê embate Rota, da PM, e PCC

| 28/09/2012 | http://www.amigosdecaserna.com.br/governo-federal-ve-embate-rota-da-pm-e-pcc/
 
Acuado pela ofensiva policial, o comando do PCC teria determinado que seja aplicada no estado a “cláusula 18″, atacando as autoridades
Brasília – O sistema de monitoramento de crises do governo federal aumentou o alerta paraSão Paulo por causa das ações recentes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Um relatório especial feito pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que abastece o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ligado à Presidência da República, mostra que a situação, ruim há alguns meses, tende a se agravar em razão da resposta do grupo às ações das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). O governo de São Paulo nega.
Acuado pela ofensiva policial, o comando do PCC teria determinado que seja aplicada no estado a “cláusula 18″: “Vida se paga com vida e sangue se paga com sangue”. Para cada membro da facção morto, um policial deve ser assassinado. A morte do soldado André Peres de Carvalho, do 1.º Batalhão de Choque (Rota), na capital, teria sido recebida ontem pelo PCC como uma “vitória” (leia mais nesta página). Pela primeira vez, o grupo teria conseguido atingir a unidade.
A contabilidade mortal do PCC também incluiu a execução de Florisvaldo de Oliveira, de 53 anos, o Cabo Bruno, no mesmo dia, no interior do estado. Líder de um grupo de extermínio nos anos 1980, estava livre havia 34 dias e seria um símbolo para o PCC. Informações da Abin mostram que o grupo teria se fortalecido nos últimos seis anos, depois de uma relativa “paz” desde os ataques a São Paulo, em maio de 2006.

Mesmo com alguns líderes presos, o PCC se reorganizou. Recentemente, no entanto, a Rota iniciou um trabalho próprio de inteligência que começa a chegar perto do PCC. Informações atribuídas a denúncias anônimas – como a do “tribunal” estourado há duas semanas, em que nove pessoas foram mortas – teriam vindo desse trabalho.
O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, contesta o documento. “Fico indignado. São notícias sem fundamento. A Abin não monitora presídios e não mantém contato com a inteligência do estado. Não monitora nem as fronteiras para coibir a entrada de armas e drogas.” Ele acusou a agência de, no período pré-eleitoral, servir a interesses político-partidários.
Comando
Com o grupo caçado pela Rota, a ordem de usar a “cláusula 18″ teria vindo diretamente de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder do PCC preso na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau. A instrução aos criminosos é observar o cotidiano de policiais, para conhecer seus hábitos e fazer a execução durante a folga – de preferência, na frente da família.
Dados da PM de São Paulo mostram que o número de policiais mortos neste ano é 40% maior do que no mesmo período de 2011. A preocupação do governo federal é que a crise se intensifique em São Paulo e se espalhe.
As informações da Abin são de que o PCC se armou e se expandiu nos últimos anos. Apesar de concentrar as ações em São Paulo, ele teria associações com criminosos em diversos estados, especialmente nas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia.
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Julgamento não pode desacreditar política, diz ministra

28/09/2012 10:18 - Atualizado em 28/09/2012 10:18

Mariângela Galucci, Ricardo Brito, Eduardo Bresciani e Felipe Recondo


Ao votar a favor da condenação de políticos que receberam dinheiro do esquema do mensalão, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha passou nesta quinta-feira (27) um recado aos eleitores brasileiros, afirmando que eles não devem perder a crença na política, principalmente às vésperas da eleição municipal.
Além de integrar o Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, nesse cargo, comandará as eleições de outubro. "Eu não gostaria que a dez dias de uma eleição o jovem brasileiro desacreditasse da política por causa de erro de um ou de outro", afirmou.
A ministra ressaltou que "a política é necessária". Mas a presidente do TSE reconheceu que "ela deve ser muito difícil". Para Cármen Lúcia, não deve ser uma tarefa fácil fazer com que os 513 deputados federais cheguem a consenso durante votações. "Um governo que não tenha maioria parlamentar tende a não se sustentar", disse. "Ele cai", afirmou a ministra, dizendo em seguida que, se não cair, pouca coisa será feita.
Cármen Lúcia defendeu a necessidade de os agentes públicos serem rigorosos no cumprimento das leis. "Quem exerce um cargo político deve exercê-lo com mais rigor", disse a ministra, acrescentando que, na opinião dela, existem bons políticos no País.
"Meu voto não é absolutamente de desesperança na política. É a crença nela e na necessidade de que todos nós agentes públicos nos conduzamos com mais rigor no cumprimento das leis", afirmou. "A condenação não pode ser uma descrença na política."
Cármen Lúcia ressaltou que o tribunal julga um processo penal sobre pessoas acusadas de cometer erros. "A gente vota com tristeza em um caso desse, mas tem que votar", afirmou. No entanto, ela fez questão de frisar que isso não significa que os políticos sejam sempre corruptos.
"Este é um julgamento de direito penal em que nós julgamos pessoas que eventualmente tenham errado e contrariado o direito penal. Mas que, obviamente, isso não significa, principalmente para os jovens, que a política seja necessariamente ou sempre corrupta. Pelo contrário: a humanidade chegou ao momento em que nós chegamos porque é a política ou a guerra", afirmou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Ladrões abandonam armamento de "guerra" roubado de empresa de segurança

28/09/2012 -

A polícia recuperou 16 das 17 espingardas calibre 12 roubadas na manhã do último domingo (23) da empresa de segurança Quality Inteligência Ltda, no Jardim Bonfiglioli, em São Paulo. Os armamentos, de uso exclusivo das Forças Armadas, foram recuperadas por agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na tarde desta quinta-feira (27), em Osasco, na Grande São Paulo.
Segundo os agentes, além das espingardas, também foram abandonados pelos criminosos 11 revólveres. O armamento estava dentro de sacos plásticos e foi deixado em uma praça na Rua Rubens Capp, no Jardim das Bandeiras, bairro da zona sul de Osasco, próximo ao Rodoanel Mário Covas, no limite com o município de Carapicuíba.
O tatal de armamento levado seria 44 revólveres calibre 38, 17 espingardas calibre 12, além de 15 coletes à prova de balas, cinco radiotransmissores e 543 cartuchos de munições, que poderiam ser usados em uma verdadeira "guerra".
"Nos últimos dois dias, verificamos dezenas de locais. Ficou difícil para os envolvidos continuarem armazenando os armamentos", disse o delegado Márcio Martins Mathias, titular da 6ª Delegacia do Patrimônio, do Deic.
Funcionário envolvido
Conforme as investigações, o vigilante Carlos de Oliveira Magalhães, funcionário da empresa assaltada, estaria envolvido no crime, no qual se passou por um dos reféns. Na manhã do último domingo (23), ele teria sido dominado por dois bandidos a caminho do local de trabalho e, ao chegar na empresa, pediu ao colega que abrisse o portão, pois estava como refém da dupla.
A expectativa da polícia é localizar agora os outros dois envolvidos no assalto. Douglas Maia da Silva e Eudes Cristiano do Amaral.

Dilma sanciona lei que torna crime a formação de milícia e aumenta a pena para envolvidos em grupos de extermínio

BRASIL
28/09/2012 09h08

DA REDAÇÃO
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
Os crimes relativos a grupos de extermínio, milícias, organizações paramilitares e esquadrões serão punidos com mais rigor, com pena que pode chegar a oito anos de detenção. A lei ampliando a pena foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e está na edição de hoje (28) do 'Diário Oficial da União'.
O Artigo 2º do texto determina que a pena será aumentada em um terço até a metade, se o crime for praticado por milícia privada, sob “o pretexto de prestação de serviço de segurança ou por grupo de extermínio”. A pena mínima é quatro anos e a máxima, oito. Atualmente, a pena é um a três anos. Pelo Código Penal, a associação de mais de três pessoas para cometer crimes é denominada quadrilha.
O Artigo 288 do texto publicado hoje no 'Diário Oficial da União' detalha em que consiste o crime: “Constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar qualquer dos crimes [previstos no Código Penal]”, diz.
No começo deste mês, o plenário da Câmara aprovou o projeto de lei que tipifica o crime de extermínio e penaliza a constituição de grupo de extermínio, milícia privada ou esquadrão, assim como a oferta ilegal de serviço de segurança pública e de patrimônio, aumentando a pena para homicídio relacionado a esses casos em um terço e até a metade. O projeto passou pelo Senado e foi à sanção presidencial.
A proposta foi elaborada a partir de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investigou as ações de grupos de extermínio e milícias privadas na Região Nordeste do Brasil. A ideia é limitar também a ação dos responsáveis por chacinas, nas quais são mortos civis, autoridades públicas, policiais e dissidentes de quadrilhas, além de testemunhas de crimes.
Agência Brasil

Caixa de concreto integrada à construção tenta resolver falta de espaço nas grandes cidades

 Designer cria um "quarto extra" que pode ficar suspenso na edificação e aumenta a área do imóvel

Joana Gontijo - Lugar Certo
Publicação: 28/09/2012 12:04 Atualização: 28/09/2012 12:07
 (Convertiblecity/Divulgação)

Para solucionar o problema da falta de espaço nas grandes cidades, onde a cada dia mais prédios são construídos com apartamentos cada vez mais reduzidos para atender a uma população crescente, profissionais da área de arquitetura e construção procuram meios muitas vezes incomuns. Desenvolvida pelo designer alemão Stefan Eberstadt, esta caixa de concreto foi projetada para ser adicionada a qualquer construção, expandindo a área útil do imóvel.


Batizada de Rucksack House (em português, casa-mochila), a estrutura de 9 m² pode ser acoplada no telhado ou na parede das edificações, sustentada por cabos de aço. O revestimento de madeira e a posição estratégica das janelas fazem o quarto extra parecer flutuar. Transitando entre arte e arquitetura, forma e função, o espaço iluminado paira no ar lembrando um andaime temporário ou uma escultura minimalista, como diz o criador do projeto em seu site oficial.

O cubo é um espaço de luz e vazio, livre de conotações e aberto às necessidades do usuário. Enquanto a proposta ainda é ser um ambiente privado, a impressão é de ultrapassar os limites da habitação real, acima do espaço público. O mobiliário limpo e uma infinidade de aberturas internas oferecem um espaço adicional com o favorecimento da luz direta. As paredes se desdobram, com a ajuda de ímãs escondidos, em uma mesa, prateleiras e uma plataforma para a leitura ou para dormir.

A construção é como uma gaiola de aço e propõe um método simples, claro e compreensível para resolver uma das grandes questões urbanas. Resta saber se funciona, na prática.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Saiba o que políticos e pensadores ao longo da história disseram sobre os soldados e a guerra

http://www.papodepm.com

“Apreciar a guerra é um mérito no soldado,
uma qualidade perigosa no comandante,
e definitivamente um crime no estadista.”
(George Santayana)
***
“A maior virtude de um soldado é suportar a fadiga;
coragem é apenas a segunda maior virtude.”
(Napoleão Bonaparte)
***
“Todo soldado pensa a respeito do aspecto moral daquilo
que está fazendo. Mas toda guerra é imoral e se você deixar
isso te afetar então você não é um bom soldado.”
(Curtis LeMay)
***
“Qualquer um que já tenha visto os olhos vidrados
de um soldado morrendo no campo de batalha
pensará duas vezes antes de começar uma guerra.”
(Otto von Bismarck)
***
“O soldado reza pela paz mais que qualquer um, pois é o soldado que
deve sofrer e carregar as maiores feridas e cicatrizes da guerra.”
(Douglas MacArthur)
***
“Todo cidadão deveria ser um soldado. Era assim com gregos
e romanos e deve ser assim em qualquer Estado livre.”
(Thomas Jefferson)
***
“Um guerreiro é livre para bancar o herói
e ousar, o soldado é irresponsável se o fizer. “
(C. J. Cherryh)
***
“O maior inimigo de um soldado não é o soldado
opositor, mas seu próprio comandante.”
(Ramman Kenoun)
***
“É necessária uma certa dose de estupidez
para se fazer um bom soldado.”
(Florence Nightingale)
***
“Crianças brincam de soldado. Faz sentido.
Mas por que soldados brincam de criança?”
(Karl Kraus)
Fonte: Brainy Quote

Dicas para o concurso da Polícia Rodoviária Federal

| http://www.amigosdecaserna.com.br/dicas-para-o-concurso-da-policia-rodoviaria-federal/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=dicas-para-o-concurso-da-policia-rodoviaria-federal
Pela primeira vez, a Polícia Rodoviária Federal abre concurso para sua área administrativa, cujas funções atualmente são exercidas por policiais e por servidores oriundos de outros órgãos, como o extinto DNER. Serão, no total, 71 vagas, sendo uma para o cargo de técnico de nível superior (formação superior em qualquer área), três para técnico em assuntos educacionais (nível superior em pedagogia) e 67 para agente administrativo (nível médio). Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, a serem aplicadas em 18 de novembro. E como as provas de nível médio e superior serão em horários distintos, os candidatos podem se inscrever para dois cargos.
Segundo Paulo Estrella, da Academia do Concurso, como a oferta de vagas é pequena, o candidato pode esperar uma relação candidato/vaga menor do que as registradas em concursos anteriores. Além disso, afirma o professor, para o cargo de nível médio, o salário oferecido é menor que os praticados em outros concursos, devendo atrair um número menor de candidatos:
— Como a concorrência não deve ser muito grande, esse concurso pode ser uma oportunidade para concurseiros iniciantes ou aqueles que estão estudando há menos tempo. Normalmente, a maior dificuldade de ser aprovado em concursos de nível médio é a quantidade e qualidade da concorrência. Tudo indica que os dois pontos serão favoráveis, já que nem o número de vagas, nem os salários chamam muito a atenção.
Concorrência baixa devido ao número limitado de vagas
Estrella ressalta que, para os cargos de nível superior, o número de vagas será um fator limitante da matrícula, mais do que no nível médio. Isso faz com que o único inimigo do candidato seja a própria prova.
— Poucos concurseiros são formados em pedagogia e muitos desses não se sentirão atraídos mesmo com um salário que fica próximo ao do analista do Ibama ou mesmo da Finep. Esses já estão dedicados a outros concursos. As pessoas formadas em pedagogia não possuem a malícia nem o conhecimento necessário nas disciplinas básicas da maioria dos concursos. Dessa forma, esse concurso deverá movimentar um número bem reduzido de candidatos, a maioria sem experiência. Isso coloca o candidato mais esforçado, ou que já vinha estudando para outras seleções, em grande vantagem.

Para os cargos de nível superior, a remuneração é de R$ 2.671,22, podendo chegar a R$ 3.875,72, a depender da avaliação de desempenho do servidor. Para o cargo de agente administrativo (nível médio), o salário é de R$ 2.364,47, podendo chegar a R$ 3.114,17. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Segundo o diretor da Academia do Concurso, este edital pode ser comparado ao do de agente administrativo da Polícia Federal, que saiu em 2004, já que este será o primeiro concurso para a área administrativa da PRF. Comparando os dois, a disciplina de arquivologia não será cobrada nesta seleção, mas o conteúdo de direito constitucional e administrativo ficaram mais densos e mais abrangentes. Entrou ética do servidor público, mas foi retirado o Código de Defesa do Consumidor.
— O que mais preocupa é a matemática básica e os conhecimentos de estatística. Essas duas disciplinas assustam mais do que efetivamente dificultam a vida do candidato. Este provavelmente será mais um fator que reduzirá o volume de concorrentes. Como estamos falando de um cargo de nível médio, esse conhecimento não terá grande profundidade, mas demandará energia por parte do candidato na hora da preparação para as provas.
Foco em português, direito, matemática e lei de trânsito
Os candidatos que vão prestar a prova de agente administrativo devem focar o estudo em língua portuguesa, informática, além de ter noções de direito constitucional e administrativo, afirma Geraldo Neto, professor de Direito Administrativo do Curso Maxx. O candidato também deve dar uma atenção maior à matemática, já que a disciplina costuma ser um dos diferenciais em muitas provas, acrescenta o professor.
Adriana Figueiredo, professora de Português do Canal dos Concursos, aconselha que, além do português, os candidatos priorizem legislação de trânsito. Na prova de português, deve ser dada atenção às conjunções, pontuação, crase, além de interpretação de texto. Na interpretação, geralmente as questões são mais difíceis e, por isso, o concurseiro deve focar em assuntos como tipologia textual e inferências.
— Aconselho o candidato a quando começar a prova, primeiro resolver questões de gramática, já que elas costumam ser simples e objetivas, e deixar as questões de interpretação para o fim. Uma dica importante é que se tenha uma boa gramática especializada em concursos em casa e, a partir daí, que se estude os principais tópicos do edital sem se aprofundar muito na teoria — afirma Adriana.
Os professores são unânimes em afirmar que, como o tempo de estudo é curto, já que a prova está prevista para novembro, os candidatos devem intensificar os estudos através da resolução de provas anteriores do Cespe/UnB, a banca escolhida para este concurso, para fixar melhor o conteúdo abordado no edital.
Diretor do Concurso Virtual e 10º colocado no concurso para policial rodoviário federal em 2004, Rodrigo Menezes diz ser imprescindível ler o edital com atenção e estudar com base no conteúdo programático divulgado, buscando materiais de qualidade para estudar.
Além das provas objetivas, haverá, ainda, a fase de investigação social e funcional, sob a responsabilidade do Departamento de Polícia Rodoviária Federal. Os interessados em tentar uma vaga têm até o dia 10 de outubro para se inscreverem no site do Cespe/UnB. As taxas são de R$ 65 (nível superior) e de R$ 55 (nível médio).
Veja também

Material de estudo para concurso delegado federal

Fonte: http://www.papodepm.com/2012/09/material-de-estudo-para-concurso.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+papodepm+%28PAPO+DE+PM%29

images%2B%2528Custom%2529 Download   Delegado Federal   LFG
Descrição: Curso completo de Delegado Federal 2011 da rede LFG.
Conteúdo:
* Direito Penal – Rogério Sanches 45h30
* Direito Penal Especial – Renato Brasileiro 35h
* Direito Processual Penal – Renato Brasileiro 59h30
* Direito Administrativo – Fernanda Marinela 42h
* Direito Constitucional – Flávio Martins 49h
* Direito Civil – André Barros 42h30
* Direito Processual Civil – Rodrigo da Cunha 38h30
* Direito Empresarial/Comercial – Alexandre Gialluca 24h30
* Direito Tributário – Eduardo Sabbag / Tathiane Piscitelli 35h
* Direito Previdenciário – Flávia Cristina 31h30
* Legislação Penal Especial – Rogério Sanches / Renato Brasileiro / Silvio Maciel 115h
* Execução Penal – Rogério Sanches 10h
* Português e Redação Agnaldo Martino / Eduardo Sabbag 85h

Extras:
CURSO DE MEDICINA LEGAL + D. INTERNACIONAL + D. HUMANOS + D. AMBIENTAL + INFORMÁTICA + R. LÓGICO + MATERIAL DE APOIO EM PDF
Categoria: Curso/Video aulas
Autor: Neri
Formato: RAR
Idioma: Português
Tamanho: 70Gb
###Uploaded###
Parte 01 | Parte 02 | Parte 03 | Parte 04 | Parte 05 | Parte 06 | Parte 07 | Parte 08Parte 09 | Parte 10 |  Parte 11 | Parte  12 | Parte 13 | Parte 14 | Parte 15 |  Parte 16 | Parte 17 | Parte 18 | Parte 19 | Parte 20 | Parte 21 | Parte 22 | Parte 23 | Parte 24 | Parte 25 | Parte 26 |  Parte 27 | Parte 28 | Parte 29 | Parte 30 | Parte 20 | Parte 32 |  Parte 33 |Parte 34 | Parte 35 | Parte 36 | Parte 37 | Parte 38 | Parte 39 |  Parte 40 | Parte 41 | Parte 42 | Parte 43 | Parte 44 | Parte 45 |
Parte 46 | Parte 47 | Parte 48 | Parte 49 | Parte 50 |  Parte 51 | Parte 52 | Parte 53Parte 54 | Parte 55 | Parte 56 |  Parte 57 | Parte 58 | Parte 59 | Parte 60 |  Parte 61Parte 62 | Parte 63 | Parte 64 |  Parte 65 | Parte 66 | Parte 67 | Parte 68 | Parte 69Parte 70 | Parte 71 | Parte 72 | Parte 73 |  Parte 74 | Parte 75 | Parte 76 | Parte 77Parte 78 | Parte 79 |
Parte 80 | Parte 81
###Uploadjet###
Parte 01 | Parte 02 | Parte 03 | Parte 04 |  Parte 05 |Parte 06 | Parte 07 | Parte 08Parte 09 | Parte 10 | Parte 11 | Parte 12 | Parte 13 | Parte 14 | Parte 15 | Parte 16Parte 17 |  Parte 18 | Parte 19 | Parte 20 | Parte 21 | Parte 22 | Parte 23 | Parte 24Parte 25 | Parte 26 | Parte 27 |  Parte 28 | Parte 29 | Parte 30 | Parte 20 | Parte 32|  Parte 33 | Parte 34 | Parte 35 | Parte 36 | Parte 37 |  Parte 38 | Parte 39 | Parte 40Parte 41 | Parte 42 | Parte 43 | Parte 44 |  Parte 45 | Parte 46 | Parte 47 | Parte 48Parte 49 | Parte 50 |  Parte 51 | Parte 52 |  Parte 53 | Parte 54 | Parte 55 | Parte 56Parte 57 |  Parte 58 | Parte 59 | Parte 60 |  Parte 61 | Parte 62 | Parte 63 | Parte 64Parte 65 | Parte 66 | Parte 67 | Parte 68 | Parte 69 |  Parte 70 | Parte 71 | Parte 72|  Parte 73 | Parte 74 | Parte 75 | Parte 76 | Parte 77 | Parte 78 |  Parte 79 | Parte 80|
Parte 81
###Sharpfile###
Parte 01 | Parte 02 | Parte 03 | Parte 04 | Parte 05 | Parte 06 |  Parte 07 | Parte 08Parte 09 | Parte 10 | Parte 11 |  Parte 12 | Parte 13 | Parte 14 | Parte 15 | Parte 16Parte 17 | Parte 18 | Parte 19 | Parte 20 | Parte 21 | Parte 22 | Parte 23 | Parte 24Parte 25 | Parte 26 | Parte 27 | Parte 28 |  Parte 29 | Parte 30 | Parte 20 | Parte 32Parte 33 | Parte 34 | Parte 35 | Parte 36 | Parte 37 | Parte 38 |  Parte 39 | Parte 40Parte 41 | Parte 42 |  Parte 43 | Parte 44 | Parte 45 | Parte 46 | Parte 47 | Parte 48|  Parte 49 | Parte 50 | Parte 51 | Parte 52 |  Parte 53 | Parte 54 | Parte 55 |  Parte 56 | Parte 57 | Parte 58 | Parte 59 | Parte 60 | Parte 61 |  Parte 62 | Parte 63 | Parte 64 |  Parte 65 | Parte 66 |  Parte 67 | Parte 68 | Parte 69 | Parte 70 | Parte 71 | Parte 72 | Parte 73 |  Parte 74 | Parte 75 | Parte 76 |  Parte 77 | Parte 78 | Parte 79 |  Parte 80 |
Parte 81