sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Americanos apresentam um rifle para atirador com mira telescopia baseada em Linux



A feira internacional de eletrônicos CES 2013 reuni as maiores inovações tecnológicas do mundo no âmbito dos eletrônico. Enquanto os jornalistas estão ocupados cobrindo câmeras, TVs, computadores, tablets, vídeo-games, há um grande número de produtos interessantes que não recebe tanta badalação.

A empresa americana TrackingPoint, com sede em Austin, apresentou uma solução que promete um tiro perfeito (ou quase perfeito).

A TrackingPoint desenvolveu as "Precision Guided Firearms” ou PGFs, que são uma série de três rifles de caça altamente personalizados, que vão desde o calibre .300 Winchester Magnum com um cano de 22 polegadas, ao .338 Lapua Magnum com um cano de 27 polegadas. Todos esses rifles são equipados com avançadas miras telescópias que parecem que saíram de filmes de ficção como o Exterminador do Futuro.

Deixando a ficção de lado, olhando através da mira de uma Precision Guided Firearm, o atirador poderá fazer uso de uma série de pontos de dados e números, tudo o que ele precisa para realizar um tiro extremamente preciso entre o ponto A para o B.

As PGFs não são apenas um espaço de fantasia em um dispositivo ótico. Todas PGFs são armas modificadas. Por exemplo, uma PGF tem mecanismo de gatilho modificado com ponderação variável, cano especial e um sistema ótico digital.

A imagem apresentada pela mira não é uma imagem direta, mas sim uma imagem de vídeo feita através da luneta do rifle. O sistema baseado em Linux oferece uma imagem semelhante a que um piloto de caça vê em seu HUD (heads-up display).

Para atirar em algo alvo, o atirador primeiro tem que “marca-lo” através de um botão próximo ao gatilho. Depois disso o alvo é iluminado com um laser de rastreamento. Quando o alvo é marcado, o sistema de rastreamento leva em conta a amplitude do alvo, a temperatura e a umidade no ambiente, a idade do cano e mais um monte de outros parâmetros. Se o alvo se mover, o sistema rapidamente reorienta a imagem e o centro da mira novamente é apontado para o alvo, dando a precisão novamente correta de onde o projétil irá atingir. Quando decidimos disparar, não apertamos o gatilho diretamente, mas sim temos que alinhar uma série de curvas e só depois disso, o rifle dispara automaticamente.

A precisão do rifle dotado com uma mira dessas pode ser de 100% a uma distância até 870 metros.

Não só isso: podemos registrar essas pesquisas de alvo e seu seguimento, e inclusive podemos acessar a tela do visor através de um ponto de acesso Wi-Fi, incluindo, por exemplo, podemos usar um iPhone ou um iPad como o nosso ponto de mira.

O preço? Uma pechincha! Por US$ 17.000 você pode comprar um rifle desses, uma mira telescópica e um iPad. Aparentemente, a ideia é proporcionar uma ferramenta poderosa para os fãs de caça, mas talvez este tipo de solução vai acabar sendo usado em equipamentos militares.
Fonte: http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2013/01/americanos-apresentam-um-rifle-para.html

Nenhum comentário: