quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Asteroide raro vai passar perto da Terra nesta quarta-feira. Desta vez, a aproximação de Apophis não traz riscos de colisão. A passagem prevista para 2039, porém, preocupa os astrônomos. Entenda o caso


ESPAÇO - 09/01/2013 13h28

Asteroide raro vai passar perto da Terra nesta quarta-feira

Desta vez, a aproximação de Apophis não traz riscos de colisão. A passagem prevista para 2039, porém, preocupa os astrônomos

REDAÇÃO ÉPOCA
Asteroide Apophis (Foto: UH/IA) Um asteroide chamado Apophis vai passar perto da Terra nesta quarta-feira (9). O corpo celeste tem 270 metros de diâmetro, ou seja, o equivalente ao comprimento de três campos de futebol. Felizmente, não há risco de colisão com o nosso planeta – Apophis, que orbita o Sol entre Vênus e a Terra, vai passar a uma distância de um pouco mais de 14 milhões de quilômetros.
O brilho do astro durante a aproximação desta quarta não terá brilho suficiente para ser visto a olho nu da Terra ou por telescópios domésticos. O site Slooh.com, porém, vai transmitir a passagem ao vivo pela internet, a partir das 22h (no horário de Brasília). As imagens serão capturadas por telescópios profissionais localizadas nas Ilhas Canárias, no Oceano Atlântico.
O Apophis foi batizado com o nome de um demônio da mitologia egípcia, após ser descoberto em 2004. Inicialmente, causou preocupação aos astrônomos, que calcularam uma chance grande de o asteroide colidir com a Terra em 2029. No entanto, novas observações da agência espacial americana (Nasa) concluíram que esta passagem irá ocorrer a 22 mil quilômetros do nosso planeta.
Apesar de ser a maior aproximação já observada nos últimos tempos, não oferece riscos imediatos à Terra. Por outro lado, existe a chance de que, durante esta passagem em 2020, a gravidade terrestre altere seu curso e desvie o asteroide para um impacto direto com o nosso planeta em 2036. Sua queda teria o potencial de arrasar uma cidade como São Paulo.
Em 2012, o jovem coreano Sung Wook Paek, estudante de mestrado do Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT),  ganhou US$ 25 mil por vencer a competição Desvie um Asteroide 2012. Foi criada justamente para encontrar boas ideias de como diminuir os riscos de colisão do Apophis em 2036. Entenda o projeto de Paek em um Diagrama criado por ÉPOCA.
Diagrama - Paintball no espaço (Foto: Gráfico: ÉPOCA)
http://glo.bo/VPfx1J

Nenhum comentário: