NELSON ALMEIDA/AFP
Copa das Confederações
Foram pedidos 28.756 ingressos para os jogos em Belo Horizonte

A primeira fase de venda pública dos ingressos para a Copa das Confederações chegou ao fim nesta  terça-feira (15). Ao todo, pessoas de 78 países entraram com 399.525 pedidos para comprar bilhetes para o evento, número considerado “fantástico” pela Fifa. O entusiasmo para o “Festival dos Campeões não se refletiu para os jogos em Belo Horizonte. A capital das alterosas, que ficou com três jogos no torneio, é a sede com o menor número de solicitações de entradas (28.756). À frente da capital mineira estão Recife (51.518), Fortaleza (68.352), Brasília (68.912), Rio de Janeiro (88.420) e Salvador, que teve o maior número de pedidos.
O baixo número de solicitações (não foi nem metade dos pedidos de Recife, por exemplo) pode ser explicado pelo duelos de pouco impacto que cairam em sorteio para a capital mineira. O primeiro desses jogos no Mineirão ocorrerá no dia 17 de junho, quando Taiti e o representante da África (que será decidido em fevereiro, após o término da  Copa das Nações daquele continente) se enfrentam. Além desse embate, no dia 19 Japão e México fecharão o Grupo A. A partida teria maior recepitividade caso não fosse realizada na mesma data e horário do confronto entre Brasil e Itália. Por último, Minas será sede de uma das semifinais. A esperança é que a Seleção Brasileira comprove seu favoritismo e se classifique em primeiro lugar de sua chave para, enfim, o Gigante da Pampulha ter em seu gramado um confronto que atraia maior interesse da população.
O jogo mais procurado durante esta fase de vendas foi a partida de abertura, entre Brasil e Japão, com 68.912 pedidos, seguido pelo embate da Itália contra Brasil, em Salvador, com 68.114 solicitações, e a final no Maracanã / Rio de Janeiro (51.388). A grande maioria dos pedidos veio do Brasil, seguido por Estados Unidos, México, Espanha, Japão, Alemanha, França, Itália e Argentina.
Ingressos serão sorteados
Devido a grande demanda para assistir ao Festival dos Campeões, serão realizados sorteios para os jogos e categorias que tiveram mais pedidos do que ingressos disponibilizados, garantindo, assim, que todos os torcedores tenham chances iguais de receber suas opções preferidas. Os pedidos agora serão avaliados e os sorteios acontecerão jogo por jogo, categoria por categoria, conforme necessário.
Aqueles que tiverem seus pedidos aprovados, negados ou parcialmente aprovados serão avisados a qualquer momento, do dia 16 de janeiro até o dia 14 de fevereiro de 2013. Por isso, é importante que o torcedor tenha saldo suficiente no método de pagamento selecionado para pagar os ingressos adquiridos, já que o valor vai ser debitado imediatamente, assim que os bilhetes forem distribuídos. Se o processo de pagamento falhar, a compra será cancelada, conforme os termos e condições, e os ingressos serão destinados a outro torcedor.
A Fifa também ressalta que irá alocar durante o menos 50 mil ingressos da categoria 4, disponíveis apenas para residentes no Brasil e na qual estudantes, idosos e beneficiários do Programa Bolsa Família têm prioridade.
Durante a fase de pré-venda da Visa, encerrada no dia 30 de novembro de 2012, 132.843 ingressos foram vendidos. A próxima fase de vendas, que tem início no dia 15 de fevereiro de 2013, será por ordem de chegada e acontece via www.fifa.com/ingressos.