Secon/Divulgação
Ana Lúcia Gazolla: resolução reposiciona os servidores no novo modelo de vencimentos

Ana Lúcia Gazolla
O Governo de Minas vai ressarcir mil professores da rede estadual de ensino que por dez meses receberam seus vencimentos pelo modelo de subsídio, apesar de terem optado pelo modelo básico. A resolução, publicada pelas secretarias de Planejamento e Gestão e Educação, também reposiciona os servidores no novo modelo.
No início de 2011, o governo de Minas implantou o modelo de subsídio para a classe, que estipula valores unificados, variando de acordo com o tempo de serviço e a escolaridade. Com isso, o Executivo deu um prazo, até sete de maio daquele ano, para que os professores optassem pelo novo modelo ou permanecesse no antigo, que incorpora salário e benefícios.
De acordo com a assessoria da secretária de educação, Ana Lúcia Gazzola, mil professores não tiveram suas solicitações para permanecer no modelo antigo registradas pelo governo e acabaram recebendo por subsídio de maio a dezembro daquele ano. Com isso, sofreram perdas salariais.

Valores
O governo não soube informar o valor desse ressarcimento e justificou a falha por “excesso de demandas” dos setores de recursos humanos.
Na época, 153 mil professores optaram pelo modelo antigo de vencimentos que acabou extinto oito meses depois. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas chegou a entrar em um embate direto com o governo estadual e este foi um dos motivos da greve de 112 dias da categoria.