sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Ministério da Saúde tenta reaver 311 ambulâncias doadas ao Samu

14 ESTADOS
O Ministério da Saúde não divulgou os municípios em situação irregular, mas repassou um balanço por Estado


DA REDAÇÃO/ O TEMPO
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
FOTO: DIVULGAÇÃO
Ministério da Saúde também não informou o valor gasto com as ambulâncias doadas
O Ministério da Saúde pede na Justiça a devolução de 311 ambulâncias repassadas em 2010 a municípios para a estruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas que não estão sendo utilizadas. As cidades em questão receberam os veículos, mas não apresentaram projeto para estruturar o Samu na localidade, exigência mínima para o pagamento do custeio do carro pelo ministério.
Os veículos, distribuídos em 14 Estados, fazem parte de um lote de 1.510 ambulâncias doadas a vários municípios em 2010. Havia, em 2011, 1.200 ambulâncias em situação irregular, informou a assessoria da Saúde.
A situação ainda pode ser revertida em alguns casos, segundo o ministério. Desde que o município em situação de irregularidade apresente um plano de ação "robusto" em sintonia com as exigências, o governo federal poderia "suspender o processo judicial".
O Ministério da Saúde não divulgou os municípios em situação irregular, mas repassou um balanço por Estado. Em primeiro lugar, aparece o Paraná, com 67 casos irregulares. Em seguida vêm Pará (63) e São Paulo (43).
Também estão nessa situação 29 municípios do Rio de Janeiro; 26 da Bahia; 21 de Mato Grosso; 16 de Roraima; 15 do Piauí; 7 do Maranhão; 6 do Amapá; 6 do Rio Grande do Sul; 5 de Mato Grosso do Sul; 4 de Rondônia; e outros 3 da Paraíba.
O ministério também não informou o valor gasto com as ambulâncias doadas. E reafirmou que o objetivo da ação é que "as ambulâncias continuem rodando". Por isso, veículos devolvidos serão repassados a outras cidades.
Com agências

Nenhum comentário: