Margarida Hallacoc/Hoje em Dia
Passos
Com 110 mil habitantes, Passos registrou 269 crimes violentos contra o patrimônio em 2012

Policiais militares que atuam no setor administrativo da corporação voltarão às ruas de Passos, no Sul de Minas. Nos gabinetes, serão substituídos por funcionários da prefeitura. O “empréstimo” faz parte de uma estratégia para tentar conter a violência no município. Os registros de homicídio, crime contra o patrimônio e estupro aumentaram 28,1% na cidade, de 2011 para o ano passado.
A medida foi anunciada na última quinta-feira (24), após reunião entre o prefeito Ataíde Vilela (PSDB) e o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ronaldo Resende dos Anjos.
“Sabemos que o efetivo policial tem limitações, é pequeno para tanta função e vamos colaborar”, diz o chefe do Executivo. O número de servidores a serem cedidos não foi fechado.
Passos viu disparar, sobretudo, os assassinatos nos últimos dois anos. Em 2012 foram 22, contra 39 no ano anterior – oito vezes mais que o registrado em 2004, por exemplo.
TRÁFICO
O delegado de Crimes contra a Vida, Márcio Pimenta, relaciona a maioria das execuções ao tráfico de drogas. Boa parte das vítimas e dos autores é menor de idade.
Por isso, outro foco de atuação das autoridades de segurança será nas escolas, principalmente em bairros populosos e violentos, como Penha e Novo Horizonte.
Segundo o delegado, mesmo sem frequentar as instituições de ensino, adolescentes envolvidos com o tráfico têm “ligação direta” com quem está nas salas de aula. “Eles têm primos, namoradas, irmãos dentro da escola. Isso, por si só, já traz uma preocupação extra a professores, pais e alunos”.
VIGILÂNCIA
Viaturas da Patrulha Escolar vão atuar diante dos colégios a partir de 4 de fevereiro, início do ano letivo, diz o comandante da PM. “Os policiais foram treinados para isso”, afirma o tenente-coronel Ronaldo Resende dos Anjos.
A PM também aposta na vigilância eletrônica para inibir a ação de assaltantes. Câmeras do Olho Vivo devem ser instaladas nas principais ruas do Centro até junho.