sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O godelo e o sabiá

O godelo e o sabiá
É difícil acreditar, mas, mesmo em locais cercados de morte e tristeza, é possível encontrar coisas belas de uma natureza exuberante. Constantemente, vou ao Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, localizado no bairro Gameleira, na região Oeste, em busca de familiares de pessoas que morreram em acidentes ou assassinadas. Muitas vezes, preciso passar toda a manhã no local, aguardando a chegada das famílias. 

Cercado de várias árvores, independentemente do sol que faça, a temperatura do IML é sempre agradável. Porém, são os animais que mais chamam a atenção. Pude observar um casal de pica-paus voando e fazendo buracos nas árvores. Mas o caso que mais chamou atenção foi o de um sabiá que era seguido por um pássaro preto. Em meio à tristeza da perda de um ente querido, uma família do interior, que retirava o corpo da avó, acabou esclarecendo o porquê de dois pássaros tão distintos andarem juntos, como mãe e filho. O godelo, também conhecido como garibaldi, é uma espécie de ave que possui um hábito nada legal. Ele se alimenta de ovos no ninho de tico-ticos, sabiás, entre outras aves, deixando um ovo dele no lugar. Após chocar, as aves de outra espéciesão obrigadas a criar os filhos que não são deles. Godelagem pura Lili. É difícil acreditar, mas, mesmo em locais cercados de morte e tristeza, é possível encontrar coisas belas de uma natureza exuberante. Constantemente, vou ao Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, localizado no bairro Gameleira, na região Oeste, em busca de familiares de pessoas que morreram em acidentes ou assassinadas. Muitas vezes, preciso passar toda a manhã no local, aguardando a chegada das famílias.

Cercado de várias árvores, independentemente do sol que faça, a temperatura do IML é sempre agradável. Porém, são os animais que mais chamam a atenção. Pude observar um casal de pica-paus voando e fazendo buracos nas árvores. Mas o caso que mais chamou atenção foi o de um sabiá que era seguido por um pássaro preto. Em meio à tristeza da perda de um ente querido, uma família do interior, que retirava o corpo da avó, acabou esclarecendo o porquê de dois pássaros tão distintos andarem juntos, como mãe e filho. O godelo, também conhecido como garibaldi, é uma espécie de ave que possui um hábito nada legal. Ele se alimenta de ovos no ninho de tico-ticos, sabiás, entre outras aves, deixando um ovo dele no lugar. Após chocar, as aves de outra espéciesão obrigadas a criar os filhos que não são deles. Godelagem pura.
Fonte:Isael Souza
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=517557621608720&set=a.289645941066557.75745.100000634618552&type=1&theater

Nenhum comentário: