terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Oito ex-prefeitos do Espírito Santo são detidos por suspeita de corrupção

"Operação Derrama" da Polícia Civil cumprirá 25 mandados de prisão
15/01/2013 11h03

DA REDAÇÃO
Na manhã desta terça-feira, oito ex-prefeitos de cidades do Espírito Santo foram detidos pela Polícia Civil em decorrência do desdobramento da "Operação Derrama", que investiga esquema de corrupção nas prefeituras de Guarapari, Linhares, Aracruz, Anchieta, Jaguaré, Piúma e Marataízes.

O Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), da Polícia Civil cumpre 25 mandados de prisão desde dezembro, quando onze pessoas foram presas, entre funcionários municipais e fiscais de renda da Prefeitura de Aracruz, os sócios de uma empresa e um funcionário do Tribunal de Contas do Estado. Todos os presos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana.

Os detidos desta terça-feira serão encaminhados para a sedo do Nuroc na Enseada do Suá, em Vitória, onde prestarão depoimentos.

Uma coletiva com a imprensa está programada para esta tarde para esclarecer os detalhes das investigações.

Operação Derrama
O nome da operação é uma alusão às cobranças abusivas de taxas e impostos praticados pela Coroa Portuguesa no período do Brasil colonial. A 'derrama' estabelecia uma cota anual cobrada aos produtores de ouro em Minas Gerais e foi o motivo que desencadeou a Inconfidência Mineira, no século XVIII.

Nenhum comentário: