domingo, 6 de janeiro de 2013

Pai da estudante indiana estuprada revela nome da filha


ÍNDIA - 06/01/2013 12h20

O nome de Jyoti Singh Pandey, violentada e morta por seis homens dentro de um ônibus, foi mantido em segredo

REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA EFE
Crianças escrevem frases em homanegam à estudante Jyoti Singh Pandey, estuprada e morta por seis homens dentro de um ônibus em Nova Délhi (Foto: Altaf Qadri/AP)
O pai da estudante indiana estuprada e tmorta em um ônibus de Nova Délhi no dia 16 de dezembro revelou a um veículo britânico o nome sua filha, Jyoti Singh Pandey, por considerar que isso dará "coragem" a outras mulheres. Até o momento, seu nome havia sido mantido em segredo, e a imprensa se referia à vítima como "Amanat".
Em entrevista publicada hoje pelo britânico The Sunday People, o pai da menina, Badri Singh Pandey, de 53 anos, quis que "o mundo conhecesse seu nome verdadeiro". "Minha filha não fez nada mau, morreu enquanto se defendia", afirmou. "Estou orgulhoso dela. Revelar seu nome dará coragem a outras mulheres que sobreviveram a esses ataques. Encontrarão fortaleza na minha filha", disse.
Badri disse ainda que embora a princípio tenha desejado ver frente a frente os responsáveis pela morte de sua filha, depois mudou de ideia. "Agora só quero ouvir que os tribunais os condenaram e que vão ser enforcados". O pai de Jyoti disse ainda que quer "a morte para os seis", que definiu como "animais". "Tudo que posso dizer é que (os criminosos) não são humanos, nem sequer animais. Não pertencem a este mundo".
A jovem estudante de fisioterapia morreu em um hospital de Cingapura poucos dias após sofrer uma brutal violação nas mãos de seis homens quando estava em um ônibus, sendo jogada do veículo em movimento na estrada, junto com um amigo. O caso comoveu a sociedade indiana e gerou uma rara onda de protestos e manifestações no país.
Um tribunal de Nova Délhi acusou ontem cinco dos seis envolvidos no estupro e tortura da estudante e a juíza Namrita Aggarwal ordenou que os acusados, que estão presos, compareçam ao tribunal na segunda-feira (7). A magistrada acusou todos os réus de uma longa série de crimes, entre eles estupro e assassinato, e que pode ser condenado com a pena de morte na Índia. O sexto envolvido no crime tem 17 anos, por isso está preso em um centro de detenção para menores.
AS

Nenhum comentário: