sábado, 25 de maio de 2013

Bolsa Família - PF identifica central de telemarketing que espalhou boato

Agência no Rio teria disparado mensagem de voz

A Caixa, que teve suas agências lotadas, lançou força-tarefa para tranquilizar beneficiários
A Caixa, que teve suas agências lotadas, lançou força-tarefa para tranquilizar beneficiários
PUBLICADO EM 25/05/13 - 3h0- http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/pf-identifica-central-de-telemarketing-que-espalhou-boato-1.652391
BRASÍLIA. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tinha razão quando suspeitou ter havido “algum tipo de orquestração” nos boatos sobre a extinção do Bolsa Família que se espalharam “com uma velocidade espantosa” no fim de semana passado. A investigação da Polícia Federal, determinada por Cardozo há uma semana, identificou indícios de que nada menos do que uma central de telemarketing estaria por trás da disseminação da informação falsa.
Segundo o jornal “O Globo”, a empresa tem sede no Rio de Janeiro. A reportagem afirma que a agência distribuiu uma mensagem de voz anunciando o fim do programa, que, só neste ano, vai beneficiar 13,8 milhões de famílias no Brasil.
Além de reforçar a tese de que a ação foi organizada, o inquérito da PF não descarta a ligação do episódio com o processo pré-eleitoral. Agora, segundo “O Globo”, a polícia tenta descobrir quem contratou os serviços de telemarketing e se existem mesmo grupos com interesse político responsáveis pela tentativa de assustar os beneficiários do Bolsa Família.
Os investigadores também irão interrogar, a partir da próxima semana, as 200 primeiras pessoas que sacaram seus benefícios após o boato ter se espalhado pelo país. O objetivo da PF é saber como eles ficaram sabendo do rumor.
Corrida. Mais de R$ 150 milhões foram sacados em benefícios do Bolsa Família entre o sábado e o domingo, segundo dados da Caixa Econômica Federal. No mesmo período, quando circulou o boato, foram realizados 920 mil saques.
Os rumores levaram milhares de pessoas às agências da Caixa e a lotéricas em 13 Estados. Os locais em que houve mais procura de beneficiados do programa foram em João Pessoa, Belém, Recife e Salvador, além de cidades da baixada fluminense.
O banco estatal teve que vir a público para informar a normalidade do programa e a manutenção do calendário de pagamentos.

Nenhum comentário: