sexta-feira, 17 de maio de 2013

Brasil comemora o Dia Internacional da Internet com o dobro de acessos

17/05/2013 08:21 - Atualizado em 17/05/2013 08:21

Cristina Barroca - Hoje em Dia


Reprodução
Brasil comemora o Dia Internacional da Internet com o dobro de acessos
Você já parou para refletir na sua vida sem a internet? Muitos de pronto devem pensar nas redes sociais, mas olhe um pouco ao redor e identifique outros pontos que a rede proporciona mais agilidade e funcionalidade em suas atividades. Nosso dia a dia está cada vez mais marcado por essa tecnologia que há seis anos ganhou espaço no calendário anual.
Nesta sexta-feira, 17 de maio, o mundo celebra o Dia Internacional da Internet, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006. Com uso para fins militares, a rede surgiu durante o período da Guerra Fria e se popularizou como instrumento de trabalho, estudo e lazer com o passar dos anos.
Uma pesquisa foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira, sobre os crescentes números de acesso à rede mundial de computadores no Brasil. Em seis anos o número de internautas no país mais que dobrou com um crescimento de 45,8 milhões de usuários, chegando a um total de 77,7 milhões de pessoas com acesso à internet no ano de 2011.
Para o especialista em Tecnologia e diretor da Ledcorp, José Lúcio Balbi, esses números se explicam pela redução do custo dos equipamentos e pela ampliação técnica. "Tanto o aparelho de celular, no caso os smartphones que contam como internet móvel, quanto outros equipamentos tradicionais para acesso à rede - como notebooks, computadores e tablets - estão com preços mais acessíveis. E também o aumento da malha de infovia, que é o acesso à internet por cabo e rede sem fio."
Os percentuais de internautas por faixa de renda, especialmente nas mais baixas, salienta essa ideia de custo, além da facilidade de crédito apresentada pelo especialista. De acordo com os dados disponibilizados pelo IBGE no grupo que engloba indivíduos sem renda e com renda de até um quarto de salário mínimo, o percentual de pessoas que acessaram a internet aumentou de 3,8%, em 2005, para 21,4% em 2011, por exemplo. E, além disso, a internet está deixando de ser acessada exclusivamente no posto de trabalho, conforme análise. Em 2011, das 77,7 milhões de pessoas que utilizaram a internet, 60,1% trabalhavam e 39,9% não.
O sucesso do incentivo à inclusão digital trabalhado nos últimos anos pode também ser identificado no resultado em classe de estudo. O número de alunos da rede pública de ensino que acessam a internet subiu de 24%, em 2005, para 65,8%, em 2011. O percentual ainda é menor entre os alunos de escolas privadas no mesmo período, que passou de 82% para 96,2%, mas ainda assim foi crescente. 
O levantamento feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) revelou que os maiores percentuais de acesso foram verificados no Distrito Federal, (71,1%), São Paulo (59,5%) e Rio de Janeiro (54,4%) e os menores foram no Maranhão (24,1%), Piauí (24,2%) e Pará (30,7%). Minas Gerais ficou em 12º lugar com um valor percentual de 43,6% da população que utilizaram a internet no período de avaliação.

Nenhum comentário: