terça-feira, 14 de maio de 2013

Comissão da Verdade » Dilma pede acesso a arquivos de alemães

Dilma roussef - Google Images


Marta Vieira - Estado de Minas

Publicação: 14/05/2013 06:00 Atualização: 14/05/2013 07:26 São Paulo – A presidente Dilma Rousseff pediu nessa segunda-feira ao presidente da República Federal da Alemanha, Joachim Gauck, o acesso da Comissão da Verdade, que apura crimes praticados durante o regime militar brasileiro, a eventuais arquivos existentes na Alemanha que possam ajudar os trabalhos do grupo. O presidente alemão veio ao país para abrir o 31º Encontro Econômico Brasil-Alemanha e inaugurar o ano da Alemanha no Brasil, que prevê eventos em todo o país até maio de 2014 nas áreas comercial, educacional e cultural.

Ilustração: https://www.google.com.br
Num rápido pronunciamento depois do encontro, os chefes de Estado se elogiaram mutuamente e reafirmaram o interesse em estreitar relações entre os dois países. “Quero deixar clara a minha admiração por sua história pessoal em defesa dos direitos humanos e pela promoção da reforma da Alemanha unificada”, afirmou a presidente Dilma ao colega alemão, depois de encontro a portas fechadas em São Paulo. Joachim Gauck não deixou por menos: “O Brasil mostrou coragem quando conseguiu democratizar este país e coragem para criar uma Comissão da Verdade e investigar o que aconteceu na ditadura”, afirmou.
O presidente alemão disse a Dilma que é necessário preservar arquivos que digam respeito a inocentes e que, embora   não se possa esperar que toda a injustiça que ocorreu no passado seja compensada, “é  possível aproveitar a oportunidade para dar uma resposta nítida e clara sobre o que é bom ou mau”. “Acredito que a Comissão da Verdade poderá conseguir muito”, completou.
 Depois de se reunir com a presidente Dilma, Gauck afirmou as empresas germânicas têm interesse na abertura de portos e aeroportos à iniciativa privada e a um sistema de concorrência, além de projetos de infraestrutura urbana. Elas são consideradas as maiores do mundo na área de logística, e a Alemanha se tornou o maior parceiro comercial europeu do Brasil.
*A repórter viajou a convite dos organizadores da Temporada da Alemanha no Brasil
http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2013/05/14/interna_politica,386849/dilma-pede-acesso-a-arquivos-de-alemaes.shtml
* Comentário da reportagem no jornal:
Autor: sebastião costa
Se for para a verdade mesmo, a coisa vai pegar. Ainda me lembro da época, uma terrorista alcunhada de Wanda, integrava a turma.

Nenhum comentário: