quarta-feira, 8 de maio de 2013

Freiras sugerem churrasco no cardápio do Papa, na JMJ, no Rio

08/05/2013 06h00 - Atualizado em 08/05/2013 07h18

Menu da primeira missão internacional de Francisco está a cargo do Vaticano
Palácio São Joaquim passa por reformar para receber papa em almoço.

Do G1 Rio
Cardápio será definido pelo Vaticano   (Foto: Andressa Gonçalves/G1) 
Freiras aguardam orientações do Vaticano para preparar as refeições do Papa durante a viagem ao Rio (Foto: G1)
A autêntica "parrilada" argentina pode virar um típico churrasco brasileiro. Ao menos, essa é a sugestão das freiras que vivem no Palácio São Joaquim, na Glória, na Zona Sul do Rio, para recepcionar o Papa Francisco, que tem um almoço marcado no local com autoridades da Igreja e 12 jovens. As irmãs acreditam que a tradicional maneira de brindar os dias de folga seria perfeito para Francisco, que se apresenta como um pontífice de hábitos simples. Apesar da hospitalidade das freiras, o menu da primeira missão internacional ficará a cargo do Vaticano.
"Como ele é um papa argentino, a vontade é fazer um churrasco e armar uma churrasqueira na varanda para ele. Acho que ele ia gostar”, brinca irmã Zila Carvalho, responsável pela alimentação do Papa durante a visita ao Rio.
Se a entrada e o prato principal ainda não foram definidos, a sobremesa no almoço com os jovens será uma mesa recheada de guloseimas, como brigadeiro, quindim, pudim, tortinhas e taças com doces coloridos.

Encontro com jovens
Participam do encontro com o Papa, dois jovens de cada continente, além de dois representantes do Brasil. O almoço será no refeitório que está sendo restaurado. Antes da renúncia de Bento XVI, havia a dúvida do local do almoço por conta da distância do cômodo de descanso ao refeitório, mas com a vinda do Papa Francisco, Gasbarri, o secretário responsável pelas visitas do Papa, confirmou o local como palco para a conversa do Papa com os jovens.
A chefe do grupo, a cozinheira Juraciara Nabuco, que trabalha na Arquidiocese do Rio há cinco anos, se diz emocionada com o trabalho. “Eu já fiz cursos de culinária e estudo gastronomia, mas o que mais aprendi foi aqui dentro e no dia a dia com cada uma equipe. Estou  feliz, mas também estou muito nervosa. Tenho certeza que vamos dar conta, mas é uma responsabilidade muito grande cozinhar para o santo padre. Eu vou dar tudo de mim e se eu pudesse chegar um pouco perto dele eu ficaria muito feliz”, confessou Juraciara.
Palácio São Joaquim, na Glória, vai receber o Papa
durante JMJ (Foto: G1)
Palácio São Joaquim vai receber o Papa durante JMJ (Foto: Andressa Gonçalves/G1) A irmã Zila de Carvalho explica que a eleição do novo papa implicou na montagem de um novo cardápio.
“Ainda estamos aguardando as orientações, se será um cardápio pronto sugerido por eles ou se nós mesmos vamos criá-lo. Só então, poderemos comprar as coisas necessárias. O cardápio de Bento XVI já estava montado, era bem mais detalhado por conta de sua saúde, mas agora temos mesmo que esperar”, conta a freira.
Reforma
O Palácio São Joaquim, construído em 1918, está passando por uma reforma para receber o Papa Francisco. Os andaimes estão por toda parte, mas as irmãs que administram o local garantem que tudo ficará pronto até o início do mês de junho.
“Aqui está tudo sendo preparado com muito cuidado e carinho. O Papa vai dormir no Sumaré, mas também estamos preparando um quarto para ele poder descansar quando ele estiver aqui. Não sabemos se vamos chegar perto dele, mas sabemos que temos uma foto garantida na capela e depois, no sábado, um encontro com as religiosas na Catedral. Isso já vai nos deixar muito felizes.”
As árvores que hoje cobrem a sacada do palácio serão podadas para melhorar a visibilidade do povo que vai acompanhar a oração do Angelus na sexta-feira (26).  Também está programado que Dom Orani reza o Angelus, no dia 17, na mesma sacada. Membros do Comitê Organizador Local e da Arquidiocese do Rio serão convidados a acompanhar. Na ocasião, serão apresentados também na sacada os Símbolos da Jornada, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, que peregrinaram o país inteiro.

Nenhum comentário: