segunda-feira, 13 de maio de 2013

‘O papel do policial é proteger vidas e agir dentro da lei’, diz Martha Rocha sobre ação na favela do Rola (RJ)

Os policiais removem o corpo de um dos cinco mortos
Os policiais removem o corpo de um dos cinco mortos Foto: Reprodução de vídeo
Paolla Serra
Através de nota oficial, a chefe de Polícia Civil Martha Rocha se manifestou sobre o vídeo que mostra policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) forjando um auto de resistência na Favela do Rola, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, no dia 16 de agosto do ano passado. As imagens foram divulgadas ontem, pelo EXTRA. Durante a ação, cinco homens foram mortos. No vídeo, depois de matarem os supostos bandidos a bordo de um helicóptero, os agentes aparecem mudando os corpos de lugar e até socorrendo os cadáveres.
Do helicóptero, policiais atiram em traficantes armados na Favela do Rola, em Santa Cruz
Do helicóptero, policiais atiram em traficantes armados na Favela do Rola, em Santa Cruz Foto: / Extra
Leia a nota de Martha Rocha na íntegra:
"Todas as providências para apurar as circunstâncias da operação da Coordenadoria de Recursos Especiais na Favela do Rola foram tomadas tão logo tomei conhecimento do caso. A Chefia de Polícia Civil não compactua com erros nem excessos que terão punição exemplar, a partir do trabalho da Corregedoria Interna da Polícia Civil. Para dar agilidade ao caso, a Corregedoria também assumiu a investigação dos cinco homicídios provenientes de auto de resistência.
Laudos periciais e depoimentos serão analisados com rigor, assim como o tipo de armamento utilizado, o socorro aos feridos e a não preservação do local do crime. A Polícia Civil tem o mesmo interesse da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que é a busca pela verdade. O papel do policial é proteger vidas e agir dentro da lei. O princípio da Polícia Civil é prender e não matar.

Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/o-papel-do-policial-proteger-vidas-agir-dentro-da-lei-diz-martha-rocha-sobre-acao-na-favela-do-rola-8369313.html#ixzz2TAgjEdmO

Nenhum comentário: