sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pesquisa anima os pré-candidatos ao Palácio Tiradentes

Patrícia Scofield - Hoje em Dia


Reprodução
FERNANDO PIMENTEL - CLESIO ANDRADE - MARCUS PESTANA
O ministro Fernando Pimentel, o senador Clésio Andrade e o deputado federal Marcus Pestana
O resultado da pesquisa do instituto MDA divulgada na quinta-feira (23) pelo Hoje em Dia, que indica vantagem da oposição para a sucessão ao Palácio Tiradentes, foi bem recebido por peemedebistas e petistas, mas não chegou a desagradar a base do governador Antonio Anastasia (PSDB).
O presidente estadual tucano, deputado federal Marcus Pestana, citado no levantamento como o terceiro nome da base com maior porcentagem de votos (3,5%), até elogiou a pesquisa, ao comparar o resultado com o pleito de 2010. “Achei ótimo. O Pimentel, que é nosso provável concorrente, foi prefeito de BH, candidato ao Senado e é ministro, apontou com cerca de 30%. Quatro anos atrás, o candidato deles, Hélio Costa, tinha, nessa mesma época, quase 60% das intenções e Anastasia tinha 3%”.
Para o deputado, o fato de os nomes cogitados pelo MDA para a disputa em Minas – o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP), o secretário de Governo Danilo de Castro (PSDB), a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena (PSDB), o presidente da Assembleia Dinis Pinheiro (PSDB) e o próprio Pestana – terem computado de 1,8% a 5% da preferência dos eleitores não significa a “falta de rivais” para o grupo da presidente Dilma Rousseff em Minas.
Renata Vilhena, que somou 4,5% no cenário em que é o nome do governo, festejou o resultado.
“Fico recompensada com a lembrança de meu nome por índice significativo de cidadãos, mas esse não é assunto que faz minha agenda, que está totalmente voltada para o desempenho de minhas funções de planejamento e gestão no Governo, para melhorar ainda mais os bons resultados que alcançamos nos últimos dez anos em Minas”, disse.
Oposição
Apesar de destacar a distância até as eleições, o presidente estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes, comemorou a “consolidação de Pimentel”, que lidera variando de 32% a 34% da preferência em todos os cenários.
“O dado é extraordinário e confirma as pesquisas internas do PT, de forte arrancada. O eleitor percebe que nesses anos todos de PSDB no Estado ele foi enrolado. Minas perdeu por eles não terem buscado parcerias de forma transparente e leal com o governo federal”.
Segundo colocado em todos os cenários, variando entre 8% e 9%, o senador Clésio Andrade (PMDB) também comemorou o resultado e confirmou que PT e PMDB vão insistir em candidatura própria. “Estou feliz no comparativo com Pimentel. Estamos na frente de todos os candidatos do Aécio. PT e PMDB são da base de Dilma e, nesse primeiro momento, melhor ter as duas candidaturas. O PMDB não pode perder esse momento”, disse.
Alberto Pinto Coelho, que atingiu 5% no cenário em que é o candidato do governo, afirmou que é cedo para avaliações. Dinis Pinheiro (2,1%) e Danilo de Castro (1,8%) não comentaram.

Nenhum comentário: