segunda-feira, 20 de maio de 2013

Posto itinerante leva Campanha do Desarmamento para o interior do Estado (Pernambuco)

Desarmamento

Caminhão começa a rodar na próxima sexta-feira e vai passar por 60 municípios da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão até o final do ano

Publicado em 20/05/2013, às 12h08

Do JC Online

A estreia do posto está marcada para a próxima sexta-feira (24), o destino é a cidade de Guabiraba, no Agreste / Foto: Divulgação

A estreia do posto está marcada para a próxima sexta-feira (24), o destino é a cidade de Guabiraba, no Agreste

Foto: Divulgação

Os moradores do interior do Estado que possuem armas de fogo ilegais poderão participar da Campanha do Desarmamento com mais facilidade a partir do próximo fim de semana. Em parceria com a Polícia Federal, a Secretaria de Defesa Social (SDS) montou um posto de coleta itinerante que vai passar por 60 municípios pernambucanos. A intenção é promover a entrega de armas ilegais nas cidades que não contam com unidades policiais aptas a receber os revólveres.
Atualmente, a entrega de armas para a Campanha do Desarmamento acontece em 22 postos, 15 batalhões e sete companhias da Polícia Militar distribuídas pelo Estado. Além disso, estão credenciados para receber os revólveres o posto da Polícia Rodoviária Federal do Pina, na Zona Sul do Recife, e os postos da Polícia Federal do Recife, Caruaru e Salgueiro. A lista completa dos locais de entrega está disponível no site da SDS. Com o posto itinerante, a Campanha do Desarmamento vai passar a atuar com mais intendidade no interior do Estado. A expectativa é de que o número de entregas aumente.
O secretário executivo de Defesa Social Alessandro Carvalho revelou que a ação também visa reduzir o número de crimes. "Dentre os homicídios que ocorrem no Estado, 75% são com uso de arma de fogo. Além do homicídio intencional, ainda há a questão do acidente e dos crimes por impulso. Crianças podem ter acesso às armas ou pessoas de cabeça quente podem utilizá-las para cometer crimes dos quais vão se arrepender", explicou Carvalho. Ele contou que o posto itinerante vai começar a atuar na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão.

O secretário executivo de Defesa Social Alessandro Carvalho apresentou o posto itinerante em coletiva de

imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (20). Foto: Handerley Souza / JC
http://farm3.staticflickr.com/2817/8758387818_0493132059.jpgA estreia do posto está marcada para a próxima sexta-feira (24), o destino é a cidade de Guabiraba, no Agreste. As viagens sempre vão acontecer nos fins de semana, com saída nas sextas-feiras e retorno nos domingos. A próxima cidade a receber o caminhão é Camocim de São Félix, também no Agreste, nos dias 27 e 28 deste mês. Há viagens agendadas até dezembro. O posto sempre vai funcionar com quatro policiais - um oficial comandante, um sargento, um patrulheiro e um motorista.
BALANÇO - Nesta segunda-feira (20) também foi divulgado o novo balanço da Campanha do Desarmamento no Estado. Após quase dois anos de campanha, foram entregues 4.284 armas e 11.050 munições. A média de entrega é de 45 armas por semana e 7 por dia. Os dados correspondem ao período entre 23 de maio de 2011 e 17 de maio deste ano, o equilavente a 662 dias.
Os postos da Polícia Militar foram os que mais receberam armas - total de 593. Depois vem o posto da Polícia Federal de Salgueiro (478), o da Polícia Rodoviária Federal do Pina (232) e o da Polícia Federal de Caruaru (296). O secretário executivo de Defesa Social Alessandro Carvalho lembrou que as doações podem ser feitas de forma anônima e os participantes recebem indenizações que variam entre R$ 150 e RS 450. Mesmo assim, a estimativa é que ainda existam 15 mil armas irregulares no Estado.
FONTE: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/policia/noticia/2013/05/20/posto-itinerante-leva-campanha-do-desarmamento-para-o-interior-do-estado-83676.php

Nenhum comentário: