quarta-feira, 8 de maio de 2013

Supermercados brasileiros devem implantar caixas sem atendentes humanos

Por Redação em 08.05.2013 13h51
caixa supermercado
Em breve você poderá registrar suas próprias compras nos caixas dos supermercados graças a uma tecnologia chamada "self checkout", que permite que os próprios consumidores realizem as operações. A novidade já existe no Paraná, mas deve se expandir para outras regiões do país.
De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com esses novos aparelhos o cliente registra cada um dos produtos adquiridos pelo código de barras, e, em seguida, os coloca em uma sacola que fica em cima de uma balança.
A balança será responsável por verificar se o peso do produto registrado condiz com o que está na sacola, o que deve evitar furtos. O sistema de segurança ainda é reforçado com câmeras e um funcionário do supermercado deve ficar próximo aos caixas automáticos para auxiliar em caso de problemas. Por fim, o consumidor utiliza seu cartão de crédito ou débito para finalizar a compra.
Caixa de autoatendimento supermercadoA empresa RMS, a única que distribui esse tipo de caixa no Brasil, prevê a venda de 400 unidades do aparelho no país ainda em 2013. A empresa afirma também que o sistema diminui entre 20% e 30% do tempo gasto no caixa, o que torna as filas menores. 
"Os consumidores das classes C, D e E passaram a usar caixa eletrônico, por isso acreditamos que o brasileiro está aculturado para o self checkout. Vimos também que o uso não é determinado pela idade do cliente, mas pela pressa no momento da compra", afirma Fernando Yamada, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
No Paraná, a rede Super Muffato adotou a tecnologia em novembro de 2012. O aparelho também é comum nos Estados Unidos e na Europa, e foi apresentado esta semana durante o APAS, um evento voltado para negócios em supermercados. 
Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/geek/Supermercados-brasileiros-devem-implantar-caixas-de-autoatendimento/#ixzz2SjCg5Dat
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