Por Redação em 08.05.2013 13h51
Em
breve você poderá registrar suas próprias compras nos caixas dos
supermercados graças a uma tecnologia chamada "self checkout", que
permite que os próprios consumidores realizem as operações. A novidade
já existe no Paraná, mas deve se expandir para outras regiões do país.
De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras),
com esses novos aparelhos o cliente registra cada um dos produtos
adquiridos pelo código de barras, e, em seguida, os coloca em uma sacola
que fica em cima de uma balança.
A balança será responsável por
verificar se o peso do produto registrado condiz com o que está na
sacola, o que deve evitar furtos. O sistema de segurança ainda é
reforçado com câmeras e um funcionário do supermercado deve ficar
próximo aos caixas automáticos para auxiliar em caso de problemas. Por
fim, o consumidor utiliza seu cartão de crédito ou débito para finalizar
a compra.
A empresa RMS, a única que distribui esse tipo de
caixa no Brasil, prevê a venda de 400 unidades do aparelho no país ainda
em 2013. A empresa afirma também que o sistema diminui entre 20% e 30%
do tempo gasto no caixa, o que torna as filas menores.
"Os
consumidores das classes C, D e E passaram a usar caixa eletrônico, por
isso acreditamos que o brasileiro está aculturado para o self checkout.
Vimos também que o uso não é determinado pela idade do cliente, mas pela
pressa no momento da compra", afirma Fernando Yamada, presidente da
Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
No Paraná, a rede
Super Muffato adotou a tecnologia em novembro de 2012. O aparelho
também é comum nos Estados Unidos e na Europa, e foi apresentado esta
semana durante o APAS, um evento voltado para negócios em
supermercados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário