Placa luminosa verde: carro livre; amarela:
taxista está a caminho de uma chamada; vermelha: há passageiro sendo
atendido em horários de bandeira 1; azul:carro ocupado rodando em
bandeira 2
Luana Cruz - Estado de Minas
Publicação: 08/05/2013 11:31 Atualização: 08/05/2013 12:01
Luana Cruz - Estado de Minas
Publicação: 08/05/2013 11:31 Atualização: 08/05/2013 12:01
Os novos táxis que entraram em circulação
em Belo Horizonte depois do processo de licitação, estão rodando com
novidades tecnológicas. Além do dispositivo de biometria, onde o
motorista coloca o dedo para marcar o início da jornada de trabalho, os
carros agora trazem um eletrovisor inteligente. A placa luminosa que
fica em cima dos veículos está integrada à biometria e indica as
condições do táxi pelas cores.
O passageiro potencial pode ver da rua a luz verde que indica carro livre; a amarela, apontando que o taxista está a caminho de uma chamada; vermelha, quando há passageiro sendo atendido em horários de bandeira 1; e azul, para carro ocupado rodando em bandeira 2.
Segundo a BHTrans, o novo sistema de cores ajuda os passageiros e minimiza os conflitos e reclamações em relação ao atendimento de corridas. Ainda de acordo com a empresa, essa a indicação de “status de chamada” é toda automatizada, excluindo a interferência do motorista do táxi.
O passageiro potencial pode ver da rua a luz verde que indica carro livre; a amarela, apontando que o taxista está a caminho de uma chamada; vermelha, quando há passageiro sendo atendido em horários de bandeira 1; e azul, para carro ocupado rodando em bandeira 2.
Segundo a BHTrans, o novo sistema de cores ajuda os passageiros e minimiza os conflitos e reclamações em relação ao atendimento de corridas. Ainda de acordo com a empresa, essa a indicação de “status de chamada” é toda automatizada, excluindo a interferência do motorista do táxi.
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homologadas em 2013 e mais de 100 carros desse novo edital já estão
circulando na capital. Eles passam a integrar a frota de 6.348 veículos
da capital para atender a 111.400 mil passageiros/dia. O objetivo de
utilização da biometria é monitorar, eletronicamente, a operação do
serviço, melhorar a sua confiabilidade com a identificação digital do
condutor e proporcionar mais segurança aos usuários. É por meio da
biometria que a BHTrans promete controlar os dados dos taxímetros para
exigir que os veículos cumpram jornada diária mínima de 12 horas.
Sistema de biometria no taxímetro que fica dentro dos carros |
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