quarta-feira, 8 de maio de 2013

Temperatura volta a cair e termômetros podem atingir 12°C em BH

08/05/2013 17:31 - Atualizado em 08/05/2013 17:31

Thaís Mota - Hoje em Dia


Wesley Santos/Foto Arena/AE
Temperatura deve cair em quase todo o estado de Minas Gerais


Frio - Wesley Santos - Foto Arena - AE
As temperaturas devem despencar em Belo Horizonte a partir da madrugada desta quinta-feira (9) e a umidade do ar permanece abaixo dos 30% nos próximos dias na Região Metropolitana, considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso por causa de uma massa de ar frio e seco que vem do sul da Argentina e atinge especialmente a região Sudeste do país. 
Segundo o Centro de Climatologia Tempo Clima/PUC Minas, a previsão é de que os termômetros atinjam os 12°C na madrugada desta quinta-feira na capital. As temperaturas também devem continuar baixas até o final da semana e o tempo permanece aberto, com baixa nebulosidade e sem previsão de chuva. 
Já no interior do Estado, a previão é praticamente as mesma, mas as temperaturas podem chegar aos 2°C em alguns municípios do Sul de Minas, especialmente na Serra da Mantiqueira, que faz divisa com o estado de São Paulo. Nesta quarta-feira (8), alguns municípios do Sul do país, especialmente em Santa Catarina, chegaram a registrar temperaturas em torno dos 7°C negativos, também em função da massa de ar que atua sobre o país.
Tempo seco
Por causa do tempo seco, a umidade relativa do ar atingiu os 23% na tarde desta quarta-feira (8) em Belo Horizonte. Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, nos próximos dias há possibilidade de que a umidade fique abaixo dos 20% na Região Metropolitana, já que não há previsão de mudança das condições climáticas até a próxima semana. Nas regiões do Triângulo Mineiro e Noroeste, a umidade relativa do ar também pode ficar abaixo dos 20%. 
Enquanto a umidade não voltar a subir, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Além disso, o órgão recomenda que a ingestão de bastante líquido para evitar problemas de desidratação.
O tempo seco também aumenta o risco de incêndios e queimadas. Por isso, a Comdec pede que a população não faça fogueiras próximo a matas e florestas. Já os motoristas que trafegam em trechos sujeitos a incêndios devem ter a atenção redobrada já que a fumaça reduz a visibilidade nas rodovias.

Nenhum comentário: