segunda-feira, 17 de junho de 2013

Delegacia de Eventos é reinaugurada para a Copa das Confederações

O local, que ainda está em obras, será usado para atender ocorrências durante o evento Fifa e em outros grandes eventos que irão acontecer em Belo Horizonte

Clarisse Souza - Estado de Minas


A delegacia foi inaugurada em 2010, mas estava fechada desde o início de maio para que fossem feitas adaptações na estrutura do prédio (Sergio Amzalak/Esp. EM)
A delegacia foi inaugurada em 2010, mas estava fechada desde o início de maio para que fossem feitas adaptações na estrutura do prédio

Depois de permanecer fechada para reformas por 45 dias, a Delegacia de Polícia de Eventos voltou a funcionar, mesmo que ainda em obras, para atender ocorrências durante os jogos da Copa das Confederações e outros grandes eventos em Belo Horizonte. Até 5 de julho, 28 policiais civis, alguns bilíngues, trabalharão em esquema de plantão, atendendo torcedores e turistas 24 horas por dia na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 640, na Pampulha.
A delegacia foi inaugurada em 2010, mas estava fechada desde o início de maio para que fossem feitas adaptações na estrutura do prédio, a fim de se adequar aos padrões exigidos pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa). Para voltar a funcionar, foi preciso melhorar a acessibilidade do local, que tem agora um elevador e portas e banheiros adaptados para deficientes físicos. As salas de recepção e de elaboração do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) também foram ampliadas. Mas ainda falta concluir as obras nas áreas internas, onde só os servidores têm acesso, além de terminar a sala de auditório e o estacionamento. A previsão é de que tudo fique pronto em setembro.
Segundo o delegado Felipe Falles, responsável pela unidade, as obras em andamento não devem prejudicar o atendimento durante os jogos. “Toda a estrutura de atendimento ao público está pronta para o registro de ocorrências e para dar informações policiais e turísticas”, garante. O superintendente de Investigações e Polícia Judiciária da Polícia Civil de Minas Gerais, Jeferson Botelho, explica que na Delegacia de Eventos só serão atendidas ocorrências que não tenham suspeitos conduzidos. “São casos como extravio de documentos, furto, roubo de veículos ou outros crimes em que a Polícia Militar não tenha conseguido prender o autor”, esclarece. Já o registro de crimes cometidos dentro Mineirão deverá ser feito na unidade da Polícia Civil que fica no estádio. Em caso de prisão em flagrante, o caso será encaminhado para a 3ª Delegacia Noroeste.
A reforma da Delegacia de Eventos faz parte de um projeto maior de modernização da estrutura física da Polícia Civil de Minas, que conta com investimento de R$ 153 milhões.
Enquanto isso…
A Polícia Civil deve lançar, no segundo semestre, uma delegacia virtual para o registro de crimes que não tenham relevância criminal. Ocorrências como extravio de documentos, desacordo comercial e acidente sem vítima poderão ser registradas no site da corporação. O objetivo, segundo o superintendente de Investigações e Polícia Judiciária da Polícia Civil de Minas Gerais, Jeferson Botelho, é desafogar as delegacias e agilizar o trabalho nas unidades do estado.

Nenhum comentário: