sábado, 1 de junho de 2013

Novo satélite vai ampliar imagens e serviços em HD na América Latina

Aparelho de telecomunicações será lançado segunda (3) do Cazaquistão.
SES-6 deve melhorar cobertura e transmissão da Copa e das Olimpíadas.

Do G1, em São Paulo
  •  Satélite SES-6 (Foto: ILS/Divulgação) 
  • Técnicos fazem ajustes finais antes do lançamento do satélite europeu SES-6 (Foto: ILS/Divulgação)
Um novo satélite de telecomunicações da Sociedade Europeia de Satélites (SES) deve ser lançado na próxima segunda-feira (3) do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, para melhorar a cobertura e a transmissão de vídeos e serviços móveis em alta definição nas Américas, na Europa e nas ilhas do Atlântico. O lançamento poderá ser acompanhado ao vivo pela internet.
Entre as coberturas de eventos que devem ser beneficiadas com o equipamento SES-6, estão a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ambas no Brasil. Segundo a SES, o aparelho é o maior lançado na última década para difusão na América Latina.
O satélite vai viajar a bordo do foguete ILS Proton Breeze M, às 6h18 pelo horário de Brasília. O aparelho foi construído pela empresa de tecnologia espacial Astrium, em Toulouse, na França, e é o sexto da frota Eurostar SES. Sua vida útil estimada é de 15 anos.
O SES-6 substituirá o satélite NSS-806, que opera na mesma posição e será desativado. Com isso, haverá uma maior oferta de serviços digitais, como canais de TV, para regiões consideradas estratégicas.
Após ter seus painéis solares implantados, o que ocorrerá já em órbita, o novo satélite ficará com 40 metros de envergadura.
O último equipamento do tipo lançado pela Astrium havia sido o Astra 2F, em setembro de 2012. Atualmente, ele cobre as regiões da Europa e da África. Mais três aparelhos do tipo estão sendo finalizadas pela fabricante.
Ao todo, a SES mantém 52 satélites geoestacionários, que fornecem conteúdo para emissoras de TV, fornecedoras de serviços de internet, operadoras de telefonia fixa e móvel, e organizações governamentais.
SES-6 deve melhorar a qualidade dos serviços de telecomunicações nas Américas, Europa e Atlântico (Foto: ILS/Divulgação) 
SES-6 deve melhorar qualidade de telecomunicações nas Américas, Europa e Atlântico (Foto: ILS/Divulgação)
Foguete ILS Proton Breeze M será lançado com satélite do Cazaquistão (Foto: ILS/Divulgação) 
 
Foguete ILS Proton Breeze M será lançado com satélite de plataforma do Cazaquistão (Foto: ILS/Divulgação)

Nenhum comentário: