13/06/2013 06:39 - Atualizado em 13/06/2013 06:39
Amadeu Barbosa/Hoje em Dia
Acidentes constantes: Imagem de uma batida entre caminhão e carreta na BR-381
A validade do edital é de 60 dias e os maiores prazos de execução previstos pelo Dnit, em sete dos onze trechos da obra, são de 1.170 dias. Mas, além disso, aliados da presidente Dilma Rousseff (PT) já admitem que o processo deve ser interrompido devido a “problemas técnicos” em artigos do edital. “Adiar a licitação talvez não seja o caso. Estamos muito esperançosos. Ela vai sair. Mas alguns artigos do texto poderão vir a ser questionados depois”, afirma um aliado.
Além disso, o período de chuvas pode empurrar o início das obras para o ano que vem, o que comprometeria ainda mais o prazo de entrega.
Obra
Inicialmente, a previsão do custo total é de R$ 4 bilhões. De acordo com o edital, as intervenções vão incluir além da duplicação, “melhoramentos, ampliação da capacidade e segurança” nas divisas de Minas com São Paulo e Espírito Santo, a começar pelo trecho entre Governador Valadares a Belo Oriente, no Rio Doce.
Segundo o Dnit, cinco dos onze lotes serão contratados nesta quinta-feira (13), e os demais, amanhã e no 17 de junho. O empreendimento, que prevê mais de 90 edificações, entre pontes, viadutos e túneis, será realizado na modalidade de Regime Diferenciado de Contratações (RDC), a mesma usada para agilizar obras para a Copa.
A obra já foi adiada duas vezes, a última em janeiro deste ano, mesmo após o então ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, ter vindo a Minas anunciar a obra. Apenas no último mês de março foi publicado o aviso de licitação. Desde o adiamento, segundo a Polícia Rodoviária Federal, 124 pessoas morreram em acidentes na via.
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