quarta-feira, 19 de junho de 2013

"Pai, de qual lado você vai ficar?", questionam filhos de militares

18/06/2013 20:34 - Atualizado em 18/06/2013 20:34

Wallace Graciano - Hoje em Dia


Um grupo de filhos de militares, todos alunos do Colégio Tiradentes, unidade Contagem, promete participar de forma incisiva da manifestação marcada para o próximo dia 26, uma quarta-feira. Durante o protesto, que tem como intuito motivação inicial o alto valor das passagens do transporte público, eles prometem levantar cartazes em direção aos policiais presentes no evento com os dizeres “Pai, de qual lado você vai ficar”.
A estudante Sabrina Amaral, uma das militantes do movimento, foi contatada por esses alunos através das redes sociais para disseminar a ideia. Segundo ela, “muitos filhos de militares que estudam no colégio são a favor da manifestação e contra os atos violentos da PM. A ideia surgiu na unidade de Contagem, mas o foco é se estender para as outras unidades. A ideia deles é que a polícia militar diminua a violência contra os manifestantes”, afirma.
A jovem ainda não sabe se os alunos utilizarão o uniforme do colégio durante o protesto. Caso não aconteça, eles pretendem estar vestidos com uma camisa branca com algum dizer apontando que são filhos de militares. “Estamos esperando posições concretas de um advogado sobre as consequências do uso do uniforme. Se não houver nenhuma consequência para os meninos, eles irão sim utilizá-lo. Porém, se houver, adotaremos a medida de uma blusa branca com algum enunciado falando que é filho de militar”, diz.
Apesar de ter apenas 18 anos, Sabrina mostra engajamento político e participou de diversos movimentos como “Fora Lacerda” e “Grito dos Excluídos”. Acostumada a lutar por melhorias sociais, ela apoia a iniciativa dos alunos do colégio. “Sempre gostei de política e relembrei minha adolescência (ao saber da ideia dos estudantes). Esses alunos do Tiradentes mostraram nada mais que estão a favor da manifestação. Nesses meninos rege um espírito revolucionário. Eles são a prova de que nós, jovens, não estamos na rua atrás de baderna, mas sim de reivindicação pelos direitos do povo; A atitude deles em mobilizar a PM mostra que não queremos violência. Queremos um país unido em busca dessa causa”, avalia.
O intuito do evento no qual Sabrina e os estudantes participarão é reunir pessoas que desaprovam o valor atual das passagens no transporte público.
Procurada pela reportagem, a direção do Colégio Tiradentes, unidade Contagem, preferiu não se pronunciar, afirmando que não se trata de um movimento da instituição e que ainda não foi comunicada sobre o mesmo. A administração geral da escola também foi procurada, mas não foi encontrada. 

Nenhum comentário: