segunda-feira, 17 de junho de 2013

Saiba o que vai mudar em Belo Horizonte até a Copa do Mundo 2014

17/06/2013 06:48 - Atualizado em 17/06/2013 06:48

Bruno Moreno - Hoje em Dia


Saiba o que vai mudar em Belo Horizonte até a Copa do Mundo 2014André Brant/Hoje em Dia
O BRT deverá ficar pronto em 2014 para o transporte para o Mineirão

Com a disputa entre Taiti x Nigéria, hoje, às 16h, no Mineirão, Belo Horizonte colocará à prova a organização de toda a cidade, já que este será o primeiro jogo de um megaevento na capital. Apesar de a partida ter tido baixa procura, com cerca de 17 mil ingressos vendidos antecipadamente, a estrutura no estádio será praticamente a mesma a ser utilizada no Mundial do ano que vem. Mas em uma escala menor, e com algumas diferenças. Além disso, a Belo Horizonte de 2014 será bem diferente da atual.
As principais mudanças na cidade, que deverão estar prontas para a Copa 2014, estão nas áreas de mobilidade e transporte, aeroporto e rede hoteleira. A previsão da Prefeitura de Belo Horizonte é a de que o BRT (Bus Rapid Transit, em inglês) das avenidas Antônio Carlos/Pedro I e Cristiano Machado, além da Área Central, esteja pronto até o final deste ano e possam auxiliar no traslado dos torcedores ao Mineirão.
Com isso, a logística de movimentação de torcedores para o estádio em 2014 deve ser diferente da adotada pela BHTrans para a Copa das Confederações. Hoje, a maioria dos torcedores deverá ser transportada por ônibus comuns, saindo de cinco terminais distribuídos pela cidade: Minas Shopping, Praça Floriano Peixoto, Centro, Savassi e Barreiro. Além disso, há um terminal no Aeroporto de Confins, que deverá ser mantido para o torneio do ano que vem.
No Aeroporto de Confins, as obras do “puxadinho” deverão estar prontas apenas em abril. Com isso, a capacidade do terminal que, atualmente é de 10,5 milhões de passageiros, passaria a 15,5 milhões. Entretanto, em 2012, passaram por Confins 10,4 milhões de passageiros e a tendência é a de que o número aumente não apenas pela Copa do Mundo, mas também pelo crescimento dos voos domésticos e internacionais no Brasil.
A rede hoteleira também passará por uma transformação. Atualmente conta com 16.080 quartos e deverá ter 26.944 em junho de 2014, com a entrada em funcionamento de 52 novos hotéis na capital e outros 17 na Região Metropolitana. Com isso, a oferta de hospedagem para os seis jogos que serão disputados no Mineirão será de 48.636 leitos em Belo Horizonte e 53.946 na Grande BH.

Nenhum comentário: