segunda-feira, 3 de junho de 2013

Shoppings abrem 15 mil vagas de emprego na Região Metropolitana de BH

03/06/2013 07:13 - Atualizado em 03/06/2013 07:13

Tatiana Moraes - Hoje em Dia


Carlos Rhienck/Hoje em Dia
Shoppings abrem 15 mil vagas na Região Metropolitana de BH
O Monte Carmo, em Betim, deve ser inaugurado ainda neste ano
Nos próximos dois anos, pelo menos cinco shoppings serão inaugurados na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), gerando cerca de 15 mil empregos. Se, por um lado, os números animam quem está à procura de uma vaga no mercado de trabalho, por outro, aceleram o ritmo de quem tem que encontrar mão de obra especializada em um curto espaço de tempo. Para não ter problemas no futuro, a solução é treinar pessoal agora.
Essa foi a estratégia do Fashion City Brasil (FCTY), shopping especializado em moda, que deve iniciar as operações em 2015, em Confins. De acordo com o idealizador do projeto e diretor do mall, Omar Hamdam, a estimativa é a de que 1.700 pessoas sejam contratadas para o empreendimento. Estão incluídos atendentes, vendedores, gerentes, supervisores, estoquistas, seguranças e pessoal administrativo.
“Sabemos que não será fácil encontrar tanta gente especializada em um curto espaço de tempo. Por isso, vamos começar a treinar as equipes em setembro deste ano”, afirma.
O FCTY fechou uma parceria com a Fundação Pedro Leopoldo, cuja sede está instalada a 600 metros de onde será construído o mall, a fim de realizar os cursos. O objetivo é formar turmas de aproximadamente 40 pessoas para que, até 2015, todo o contingente necessário à operação do mall seja formado. Serão necessárias 42 turmas para preparar o pessoal. “Se deixarmos para depois, não conseguiremos qualificar todo mundo”, diz.
As turmas começam em meados de setembro, um mês após o início das obras. Os interessados podem se cadastrar no site do empreendimento. Conforme Hamdam, os currículos incluídos no endereço eletrônico serão analisados e as pessoas que forem julgadas “aptas” serão convidadas a participar do programa.
A boa notícia, de acordo com ele, é que “a moda é um espaço democrático”. “Na indústria da moda, há espaço para vendedores mais velhos, mais novos, homens e mulheres. Há espaço para todos e, certamente, vamos aproveitar grande parte das pessoas que se cadastrarem no site”, afirma.

Contagem
O gerente de desenvolvimento do Shopping Contagem, Rodrigo Studart, também irá recrutar mão de obra com antecedência. “Muita gente tem cadastrado currículo no site”, afirma.
O objetivo é aproveitar a maior quantidade possível de pessoas da região. Além de qualificar o entorno do empreendimento, dar preferência à “vizinhança” reduz o custo do empregador com transporte. O shopping fica pronto ainda neste ano. Na avaliação do coordenador do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Newton Paiva, Leonardo Bastos Ávila, a estratégia do mall está correta. No entanto, ele acredita que será inevitável contratar trabalhadores de Belo Horizonte. “São muitas vagas a serem preenchidas. O perfil desse trabalhador é bastante específico”, diz.
Além do FCTY e do Shopping Contagem, outros três malls serão inaugurados na RMBH nos próximos anos. Ainda em 2013, é a vez do Monte Carmo e do Metropolitan, ambos em Betim. No segundo semestre de 2014, o Santa Luzia Shopping entra em operação.

Nenhum comentário: