quinta-feira, 27 de junho de 2013

Vândalos têm tática, estratégia e organização de combate, diz comandante da PM

Ana Clara Otoni - Hoje em Dia


Mídia Ninja/Divulgação
Vândalos têm tática, estratégia e organização de combate, diz comandante da PM
Os grupos que quebraram, depredaram e destruíram concessionárias e outros estabelecimentos na avenida Antônio Carlos e na Praça 7 de Setembro têm organização, estratégia e tática de combate como as utilizadas no paintball. 
A declaração é do coronel Antônio Carvalho, Comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar, após as ações de vandalismo registradas nessa quarta-feira (27), durante e depois da  partida entre Uruguai e Brasil, no Mineirão. Ao todo, 79 adultos foram presos e 30 adolescentes foram apreendidos, conforme a Polícia Civil.
“Já percebemos que esse grupo se deslocou de forma diferenciada dos demais manifestantes. Eles têm um jeito próprio de andar, se vestir e atuar”, afirmou o coronel. Segundo ele, os membros desse bando usam roupas da mesma cor, geralmente, branca ou preta e possuem indumentárias próprias como máscaras, escudos e capacetes. 
Com os 95 detidos, os policiais apreenderam bolas de gude, esferas, soco inglês, pedras, bombas e escudos. “Eles carregam esse material em mochilas e sempre andam juntos. Como no paintball, esse grupo age com táticas de combate, sabem quando recuar, atacar e se proteger”, afirmou o comandante. 
De acordo com o coronel Carvalho, esse modo “particular” de agir desse grupo está sendo apurado e levado em conta durante as investigações que estão sendo feitas. “Na 1ª Delegacia da Central de Flagrantes onde os vídeos e fotos estão sendo avaliados, essa característica do bando está sendo considerada, além, claro, dos elos das pessoas presas com outros vândalos”, afirmou. 
Segundo a comandante da PM, a expectativa é de que as investigações levem à identificação de outros depredadores para que a prisão deles possa ser cumprida.

Nenhum comentário: