Publicação: 27/07/2013 07:44 Atualização: 27/07/2013 10:41
Antigo trecho ferroviário que passa por Espinosa, MG, será desativado |
Está orçada em R$ 10,5 bilhões a nova ferrovia que será construída no trecho
entre Belo Horizonte e Candeias (BA), próximo a Salvador, totalizando 1.420
quilômetros. A obra será iniciada em janeiro de 2015 e deverá ser concluída
dentro do prazo de três anos e oito meses. Haverá o aproveitamento de somente
35% da malha ferroviária existente entre Minas e a Bahia. No novo traçado, a
ferrovia será retirada de áreas urbanas de Montes Claros e outras cidades do
Norte de Minas.
A informação foi divulgada, ontem à tarde, em audiência pública, em Montes
Claros, pelo superintendente substituto da Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT), André Melo. Ele explicou que será construída uma ferrovia
moderna, com bitola larga (1,6 metro), destinada ao transporte de cargas
(minério, produtos químicos e agrícolas e outros).
A licitação
está prevista para fevereiro de 2014, sendo que a empresa vencedora terá seis
meses para elaborar o executivo, a fim de iniciar as obras no princípio de 2015.
“Já estamos cuidando do licenciamento prévio junto ao Ibama (Instituto
Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis)”, explicou o
representante da ANTT.
Com o novo traçado, o transporte ferroviário de cargas não mais será feito
por algumas cidades do Norte de Minas que hoje são cortadas pelos trilhos: Pai
Pedro, Catuti, Monte Azul e Espinosa. Por outro lado, o novo traçado vai atingir
outras cidades da região como Verdelândia e Gameleiras. Atualmente, a Ferrovia
Centro Atlântica (FCA) opera o trecho entre Belo Horizonte e Alagoinhas (BA),
que totaliza cerca de 1.700 quilômetros. André Melo explicou que, quando a nova
malha for construída, a FCA terá que suspender as atividades no referido
trecho.
Com o novo traçado, a malha ferroviária será deslocada para cerca de 10 a 15
quilômetros da área urbana de Montes Claros. Para a retirada dos trilhos de
dentro da cidade, será construído um novo percurso ferroviário, que partirá da
atual malha existente - no sentido Belo Horizonte - de um ponto próximo ao
terreno do Exército e da comunidade rural de Mimoso (a 15 quilometros da área
urbana). O novo percurso vai alcançar novamente o atual traçado da linha férrea
(no sentido para a Bahia) na comunidade de Toledo, próximo ao Rio Verde.
A retirada dos trilhos da área central da cidade é reivindicada há mais de
20 anos. No entanto, a atual administração municipal anunciou que já elaborou
projeto que visa o aproveitamento da malha existente no perímetro urbano para a
implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), com financiamento do Programa
de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade, do Governo Federal. “Mas, essa
questão caberá á sociedade local decidir”, afirmou o superintendente substituto
da ANTT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário