terça-feira, 30 de julho de 2013

Privacidade: como ser 'invisível' no Facebook

Por Bruna Rasmussen -30.07.2013 às 09h50

Facebook
 
O Facebook é ótimo para manter você em contato com a família e com amigos, mas pode ser irritante quando dezenas de notificações e pessoas estranhas começam a aparecer na tela. Com a ajuda de configurações de privacidade bastante flexíveis, é possível ficar “invisível” na rede, livrando-se de mensagens ou de solicitações de amizade de desconhecidos.
Ao completar as mudanças de privacidade que serão mostradas neste tutorial, apenas seus amigos poderão te encontrar no Facebook, mantendo você perto de quem gosta e livre do incômodo de estranhos.
1.Vá até o Facebook e faça o login com seu usuário e senha;
2. No canto superior direito da página, clique no ícone de engrenagem e selecione a opção “Configurações de Privacidade”
Facebook

Quem pode ver meus itens?

Em “Quem pode ver minhas publicações futuras?”, clique em “Editar” e selecione “Amigos” ou “Somente Eu”. Ao marcar a primeira opção, apenas as pessoas que fazem parte da sua rede de contatos terão acesso ao que você publicar no Facebook. Caso você opte por “Somente Eu”, as publicações ficarão visíveis apenas para você.
Facebook
Logo abaixo é possível ver uma lista com todas as suas atividades recentes na rede. Clique em “Usar o registro de atividades”. Nessa tela, tudo o que você fez no Facebook é mostrado – desde um simples "curtir" até uma marcação em foto. Ao lado de cada registro é possível verificar a privacidade da ação e, se for o caso, desfazer o "curtir" ou a marcação. Note que, como nestes casos você apenas participou de um post de outra pessoa, não há como alterar a privacidade em si.
Facebook
Voltando ao painel de privacidade, a próxima opção mostrada permite automatizar a privacidade de posts anteriores. Quer que apenas seus amigos vejam o que você posta mas todas as publicações anteriores estão como “públicas”? Ao clicar em “Limitar publicações passadas”, tudo o que já foi postado no seu perfil é automaticamente marcado como visível apenas para amigos. Caso você prefira, é possível alterar a privacidade de cada post individualmente, mas aí o processo é feito de forma manual.

Quem pode entrar em contato comigo?

Não aguenta mais os colegas de escola que estudaram com você há vários anos pedindo para te adicionar como amigo? Nesta caixa é possível escolher quem pode lhe enviar solicitações de amizade. Vá em “Editar” e selecione a opção “Amigos de Amigos”. Dessa forma, um total desconhecido não poderá tentar adicionar você.
Facebook
Logo abaixo, clique em “Editar” e selecione a opção “Filtragem restrita” para que menos mensagens cheguem até você. Assim, apenas mensagens dos seus amigos são notificadas, enquanto que o restante vai automaticamente para a pasta “Outros”, podendo ser visualizado mais tarde.

Quem pode me procurar

Estar no Facebook e não ser encontrado é possível. Nesta caixa, selecione “Editar” em “Quem pode encontrar você pelo endereço de e-mail ou número de telefone fornecido” e marque a opção “Amigos”. Agora, é impossível que outras pessoas encontrem o seu perfil a partir do seu telefone ou endereço de email.
Facebook
Mesmo assim, ainda é possível encontrar você no Facebook por meio do Google ou de outro buscador. Para mudar isso, vá até “Você deseja que outros mecanismos de busca exibam um link da sua linha do tempo” e, em “Editar”, desmarque a caixinha.

Linha do tempo e marcações

No menu lateral esquerdo, encontre a opção “Linha do tempo e marcações”.
Facebook
Para que ninguém consiga publicar em sua linha do tempo, clique em “Editar” na opção “Quem pode publicar em sua linha do tempo” e marque como “Somente Eu”.
Facebook
Logo abaixo, ative a opção para analisar as publicações em que você é marcado antes que elas sejam liberadas na linha do tempo. Para isso, clique em “Editar” e marque como “Ativada”.
Em “Quem pode ver publicações nas quais você foi marcado em sua linha do tempo”, clique em “Editar” e escolha a opção “Amigos” ou “Somente Eu”, conforme você preferir. 
Facebook
Na opção abaixo, é possível marcar quem consegue ver o que foi publicado por seus amigos na sua linha do tempo, caso nas permissões anteriores você o tenha liberado. Basta ir até “Editar” e marcar “Amigos” ou “Somente Eu”.
Por fim, é possível gerenciar marcações. No primeiro item, você pode escolher analisar as marcações em fotos antes que elas sejam mostradas no Facebook. Para isso, clique em “Editar” e escolha a opção “Ativada”.
Facebook
Quando alguém marca você em uma imagem, quem pode visualizá-la? Vá até “Editar” e escolha “Amigos” ou “Somente Eu”, conforme sua preferência.
Uma nova função do Facebook reconhece rostos e sugere a marcação do seu usuário caso encontre uma foto com alguém que seja parecido com você. Quer remover essa opção? Vá até “Editar” e marque “Ninguém”.

Aplicativos

Muito bem, você já não pode ser encontrado, nem todos podem lhe enviar solicitações de amizade e seus posts ficaram visíveis para seus amigos ou somente para você, conforme você marcou nos itens acima. Agora é hora de acabar com as irritantes notificações de aplicativos – afinal, você não quer doar vidas para ninguém no Candy Crush Saga, quer?
Facebook 
No menu lateral à esquerda, selecione "Aplicativos". Ao lado de cada aplicativo, selecione “Editar” e altere a “Visibilidade do aplicativo” para “Amigos” ou “Somente Eu”. Aproveitando, selecione a opção “Nunca” em “Quando notificá-lo”. Dessa forma somente seus amigos ou você saberão que você usa determinado aplicativo e este não lhe enviará notificações.
Utilizando as opções de privacidade acima descritas você poderá usar o Facebook com mais privacidade e perder menos tempo com notificações desnecessárias, ficando quase que "invisível". 


Matéria completa: http://canaltech.com.br/tutorial/facebook/Privacidade-como-ser-invisivel-no-Facebook/#ixzz2aZ5qnVsP 
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 

Nenhum comentário: