sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Feira do Mineirinho voltará a funcionar na região da Pampulha

30/08/2013 15:53 - Atualizado em 30/08/2013 15:53

Thaís Mota - Hoje em Dia


Luiz Costa/Arquivo Hoje em Dia
Feira do Mineirinho_Luiz Costa_Arquivo Hoje em Dia
Feira do Mineirinho voltará a funcionar na Pampulha

Sem funcionar desde 20 de abril, a Feira do Mineirinho será reaberta em breve na região da Pampulha. Inicialmente, a feira funcionará provisoriamente até março de 2014 em um local reservado no estádio já que a área originalmente utilizada pelos expositores passará por reformas de revitalização em função da Copa do Mundo. E, a partir de agosto, o evento voltará a funcionar normalmente.
O retorno da Feira do Mineirinho foi anunciado nesta sexta-feira (30) pelo Governo do Estado, mas ainda não há data definida para que o funcionamento seja retomado. Segundo o secretário da Associação dos Expositores da Feira Mineira (Aefem), Taine Cevidanes, em assembleia marcada para o próximo domingo (2) os feirantes vão avaliar a proposta apresentada pelo governo.
"Isso já é uma grande vitória porque a feira funcionou no Mineirinho há quase dez anos, além de ser um marco cultural e uma atração turística de Belo Horizonte. Além disso, a decisão do Governo é de grande importância para os expositores porque muitos deles têm como única fonte de renda a feira e o retorno da feira trará dignidade e respeito às famílias", afirmou. 
Já entre março e agosto de 2014, quando a área que compõe o Mineirão e o Mineirinho ficará à disposição para os preparativos e realização da Copa do Mundo, a feira deverá funcionar em outro local. O governo se comprometeu a buscar, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, outra área para onde a feira funcionará provisoriamente e, após a competição, o evento voltará a ser realizado em definitivo na área originalmente ocupada no Mineirinho. 
"O retorno ao Mineirinho agora só depende dos feirantes que vão estudar as condições gerais para posteriormente assinar o contrato", disse o chefe da Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social do Governo de Minas, Ronaldo Pedron.
Administração da Feira
  Na assembleia marcada para domingo, além de avaliar se aceitam a proposta do Governo, os feirantes vão decidir ainda se concordam com o modelo de administração da feira que será apresentado pelas associações de expositores, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública. Até abril deste ano, a Feira do Mineirinho era administrada pela Publimig. Já a partir de agosto de 2014, a feira será administrada por uma empresa ganhadora da licitação que ainda será laçanda.

Nenhum comentário: