segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Novas revelações sobre espionagem -NSA usa dados de redes sociais para traçar perfil, diz “New York Times”

Crise interna


NSA Verizon Phone Records
Sede da NSA, em Fort Meade. Caso de espionagem interna nos EUA ganha nova revelação
Fonte: http://www.otempo.com.br/novas-revela%C3%A7%C3%B5es-sobre-espionagem-1.720860
O caso de espionagem interna da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos ganhou uma nova revelação. Desta vez, documentos recém-divulgados, fornecidos pelo seu ex-técnico Edward Snowden, mostram que a agência está interessada em saber quais as conexões sociais de seus cidadãos. Para isso, vem explorando desde 2010 sua imensa coleção de dados para criar gráficos sofisticados que identificam com quem eles se associam, sua localização em determinados momentos, seus companheiros de viagens e outras informações pessoais.
Segundo reportagem de ontem do “New York Times”, a NSA começou a analisar registros de telefonemas e e-mails com o intuito de examinar as associações de seus cidadãos, depois de funcionários da agência terem levantado restrições a essa prática. A matéria, assinada pela jornalista Laura Poitras, umas das poucas que têm acesso a Snowden – atualmente asilado na Rússia – conta que a mudança de política da agência de espionagem teve a intenção de ajudar a “descobrir e rastrear” conexões entre órgãos de Inteligência estrangeiros e os moradores dos Estados Unidos.
Conforme um memorando de janeiro de 2011, a NSA foi autorizada a realizar a “análise gráfica em larga escala de um grande número de dados” a partir de qualquer endereço de e-mail e número de telefone. Por causa da preocupação em não infringir a privacidade dos cidadãos norte-americanos, a prática de analisar tais informações era permitida, a princípio, apenas para estrangeiros.

Nenhum comentário: