quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Festa cruzeirense e outros eventos devem lotar a Pampulha no domingo

Confusão à vista »  Série de eventos, com destaque para festa cruzeirense pelo tricampeonato, deve levar à região mais de 150 mil pessoas. BHTrans altera trânsito e restringe estacionamentos

Tiago de Holanda - Portal Uai
Publicação: 27/11/2013 06:00 Atualização: 27/11/2013 07:28


No jogo entre Cruzeiro e Grêmio no dia 10, mais de 60 mil torcedores se aglomeraram em torno do Mineirão e complicaram a vida dos moradores e turistas
A bela paisagem da orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, costuma seduzir muita gente nos fins de semana, mas no domingo o movimento será ainda mais intenso. Além da feira ao lado do Mineirinho, a região receberá eventos de grande porte, que devem atrair mais de 150 mil pessoas. Os maiores serão o jogo entre o Cruzeiro e o Bahia e a festa para comemorar o tricampeão brasileiro. As prováveis complicações no trânsito foi um dos motivos para o adiamento do encerramento de um festival gastronômico. A BHTrans restringirá o acesso de veículos em algumas vias e proibirá o estacionamento nas ruas próximas ao Mineirão. Moradores temem bagunça e sujeira.
O Cruzeiro receberá a taça de campeão no jogo marcado para as 17h. Cerca de 60 mil torcedores devem lotar o estádio. Logo depois, começa festa para aproximadamente 100 mil pessoas, segundo expectativa da Polícia Militar. O epicentro do evento será o encontro das avenidas Abrahão Caram e Coronel Oscar Paschoal, onde ficará um trio elétrico de 34 metros de comprimento e cinco de largura, segundo o site oficial da Raposa. Estão previstos show com o cantor Alexandre Peixe e folia com jogadores. Serão distribuídas gratuitamente 100 mil latas de cerveja. A festa está agendada para terminar às 22h, mas a PM acredita que a celebração só acabe de madrugada.
Antes do jogo, será realizada a 15ª edição da Volta Internacional da Pampulha, cujo percurso, de 18,6 quilômetros, se estenderá ao longo da Avenida Otacílio Negrão de Lima. A prova está marcada para se iniciar às 7h45 e a previsão é que termine por volta das 10h30. O ponto de largada e chegada será a Praça Alberto Dalva Simão, conhecida como Praça de Iemanjá. A organização espera atingir o número máximo de 13,5 mil inscritos e aguarda a presença de cerca de 30 mil espectadores.
Durante a corrida, serão abertas as bancas da Feira Mineira de Arte e Artesanato, a Feira do Mineirinho, com 400 expositores distribuídos no lado de fora do ginásio, nas saídas para a Abrahão Caram e a Alameda das Palmeiras. As atividades começam às 8h, prosseguem até as 16h e devem receber 3 mil pessoas.
TRÂNSITO A BHTrans deve divulgar até amanhã todas as alterações de trânsito no entorno do Mineirão. Poucas vias terão o sentido invertido, mas o estacionamento de veículos será proibido em toda a Abrahão Caram, em parte da Avenida Presidente Carlos Luz e na maioria das ruas da vizinhança, especialmente nos bairros São Luís e São José. Moradores vão ter de usar as garagens, inclusive para carros de visitantes. Quem desrespeitar as regras poderá ser multado e ter o carro rebocado. As restrições serão avisadas por meio de placas e faixas e poderão começar já na noite de sábado. Os acessos ao estádio serão interditados após serem ocupadas as 2.925 vagas do estacionamento mantido pela Minas Arena.
Os agentes da BHTrans atuarão sempre acompanhados por guardas municipais e policiais militares. Os contingentes dos três órgãos serão superiores aos do último jogo do Cruzeiro no Mineirão contra o Grêmio, no dia 10. “De 1,2 mil a 1,5 mil policiais atuarão durante e após a partida. A festa vai entrar na madrugada”, diz o chefe do Comando de Policiamento Especializado, coronel Antônio de Carvalho Pereira.
Ele promete que a corporação agirá com rigor. “No jogo anterior, alguns carros estacionados de forma irregular foram removidos. Os moradores que se sentirem prejudicados devem nos acionar. Vamos trabalhar com os organizadores da festa para que haja banheiros químicos em número suficiente”, afirma.
ADIAMENTO Além do receio de chuva, as complicações no trânsito foram razões para os organizadores do Circuito Gastronômico da Pampulha adiarem as festas de encerramento de festival, que ocorreriam entre as 12h e as 21h de sábado e domingo no Parque Ecológico da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima. “No domingo, os fornecedores não conseguiriam chegar ali, o trânsito ficaria muito difícil, com muitas restrições”, afirma o organizador do festival, Marcelo Haddad Guerra. “Quando há grandes eventos na região, o trânsito é um dos grandes problemas. Isso sempre afeta o comércio local de maneira negativa.”
Moradores esperam que não se repita o que se viu no dia do jogo contra o Grêmio, quando a proibição de estacionamento em algumas ruas não foi respeitada. “Virou um descalabro total, houve falta de controle dos torcedores, que estacionaram os carros em portas de garagens e deixaram lixo por todo lado. Não vi nenhum banheiro químico. No dia seguinte, sentimos muito cheiro de urina”, lembra o presidente da Associação dos Moradores dos Bairros São Luís e São José (Pro-Civitas), o engenheiro Claude Mines.

Nenhum comentário: