sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Governo do PT prepara ofensiva militar contra manifestações durante a COPA DA FIFA


CRÍTICAS AO GOVERNO POR CHAMAR DE "FORÇAS OPONENTES" OS GRUPOS SOCIAIS.

Uma portaria do Governo brasileiro que autoriza a atuação das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha) contra distúrbios urbanos e bloqueios de vias públicas e classifica como “forças oponentes” movimentos e organizações sociais adicionou mais fermento nos últimos dias à já delicada relação entre o poder público e participantes dos protestos sociais que frequentemente têm acabado em cenas de violência.
A reportagem é de Talita Bedinelli e publicada pela edição brasileira do El País, 29-01-2014.
Nas redes sociais, o governo de Dilma Rousseff foi acusado de agir para criminalizar as manifestações, que recomeçaram com força no último sábado, e a portaria foi acusada de ser “um recibo em branco” para a atuação dos militares, o que gerou um mal estar em um governo que tem à frente uma presidenta que foi torturada durante a ainda recente ditadura militar do país.
Diante da polêmica, o ministro da Defesa, Celso Amorim, teve que afirmar publicamente nesta terça-feira que o texto será revisto. “Eu creio que houve, realmente, expressões pouco felizes”, disse Amorim, cuja assinatura autorizou a publicação da portaria no Diário Oficial da União há cerca de um mês.
“Compreendo que o uso de certas expressões tenha causado preocupação. Por isso determinei que fosse passado um pente fino para que não houvesse nenhuma dúvida sobre a clara intenção [da portaria], que está dentro da lei”, completou ele, após uma coletiva de imprensa em que acabou questionado sobre o assunto.
Não foi esclarecido, entretanto, o que exatamente deverá ser mudado. Mas entre as questões que foram discutidas entre o ministro e sua assessoria de comunicação após a coletiva, em uma reunião que terminou por volta das 21h desta terça, ficou indicado que o termo “forças oponentes” deve ser substituído. A nova versão deve ser divulgada nos próximos dias.
Apesar de publicada em 20 de dezembro passado, a portaria só ganhou repercussão há uma semana e foi replicada, em meio a críticas, em redes sociais e blogs de apoio aos protestos. Ela foi vista como um “recado” aos manifestantes sobre a forma como o Governo deverá atuar contra as manifestações contrárias à Copa do Mundo, especialmente durante o evento, que começa em junho.
O ministério, por sua vez, nega. Afirma...

Leia e saiba tudo em: http://politicacidadaniaedignidade.blogspot.com.br/2014/01/criticas-ao-governo-por-chamar-de.html
POLÍTICA CIDADANIA E DIGNIDADE: Governo do PT prepara ofensiva militar contra manifestações...
politicacidadaniaedignidade.blogspot.com
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, ...

Nenhum comentário: