sábado, 31 de maio de 2014

Caravana chilena assusta BH

Invasão de carros

Rota da viagem inclui passagem por aqui, mas Belotur não sabe onde eles poderão ficar

Britain England Chile Soccer
Animados. Torcida chilena comemora gol em amistoso na Inglaterra, no ano passado; meta deles agora é ter a maior caravana do mundo
PUBLICADO EM 31/05/14 - 03h00
O Chile não vai jogar em Belo Horizonte na primeira fase da Copa do Mundo, mas os chilenos prometem invadir a capital mineira no dia 15 de junho, para fazer um “bandeiraço” na porta da Toca da Raposa II, na Pampulha, onde “La Roja” ficará baseada. A promessa é chegar em um comboio com 800 carros, sendo a maioria “motorhomes”, trazendo cerca de 3.000 chilenos. A Caravana Santiago Brasil 2014, que eles chamam de a maior do mundo, está assustando a Empresa de Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), que não sabe onde colocar tanto chileno.
O diretor de Programas de Desenvolvimento do Turismo da Belotur, Rodolfo Koeppel, ainda não conseguiu confirmar com os organizadores nem a intenção de vir a Belo Horizonte, nem a quantidade de turistas. Segundo ele, os números estão confusos. Há informações de que seriam de 1.200 a 3.200. “Se de fato a maioria for ‘motorhome’, não temos área para colocar tantos. Para comportar os 800, seria necessário um espaço de 10 km”, afirma.
Segundo Koeppel, a Belotur está ajudando um empresário interessado em operar uma área de camping a encontrar um terreno viável. “Conversamos com o clube do América, na Pampulha, que está desativado. Eles pediram R$ 60 mil. Conversamos com o proprietário de uma área bem grande no bairro Braúnas, perto do Zoológico, que pediu R$ 120 mil. Os valores são altos, pois quem vai operar não tem garantia de retorno. Então as negociações não foram para a frente”.
O próximo passo é convencer o prefeito Marcio Lacerda a autorizar o uso do Parque Lagoa do Nado, também na Pampulha. “Na segunda-feira vamos formalizar um pedido para o prefeito. Ainda assim, a área comportará no máximo 70 ‘motorhomes’”, afirma Koeppel, lembrando que, além dos chilenos, muitos argentinos e brasileiros do Sul do país costumam usar trailer.
Roteiro. A caravana vai sair de Santiago no dia 7 de junho, fazer três paradas na Argentina e uma no Paraguai, antes de chegar a Cuiabá, no Mato Grosso, onde La Roja joga contra a Austrália no dia 13 de junho. De lá, o comboio pretende seguir rumo a Belo Horizonte e fazer uma festa para a seleção chilena, antes de ir para o Rio de Janeiro, onde o time jogará no dia 18 de junho contra a Espanha. Do Rio, seguirão para São Paulo, para o jogo contra a Holanda, no dia 23.
“Já tentamos contato e ninguém responde. Essas pessoas precisam se manifestar, para sabermos quantas serão, porque elas vão precisar de infraestrutura e não podem ocupar qualquer lugar”, afirma o diretor da Belotur.
Na página da caravana na internet, a maioria das paradas já indica o local do acampamento. No caso de Belo Horizonte, esse campo aparece em branco, com um recado de que a parada não está confirmada neste local. A reportagem tentou exaustivamente falar com os organizadores da caravana, mas, até o fechamento desta edição, eles não retornaram os contatos.

Um comentário:

galvao disse...

acho um absurdo e falta de organização ..invadir assim nossa cidade,,não temos estrutura nem pra nós mesmos,ainda mais pra essa galera q vem....quero saber se a policia fronteiriça irá passar pente fino em tds os carros e trailler.