quarta-feira, 11 de junho de 2014

UFMG terá acesso restrito na Copa, mas PM pode intervir, se necessário

Polêmica no campus

Conselho Universitário confirmou decisão de restringir funcionamento da instituição durante os jogos em Belo Horizonte; Polícia Militar disse que tem legitimidade para atuar no campus

PUBLICADO EM 10/06/14 - 21h01
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) manteve a decisão de restringir o funcionamento da instituição durante a Copa do Mundo, em reunião realizada na tarde desta terça-feira (10). Apesar do fechamento da universidade nos dias em que houver jogos do Mundial em Belo Horizonte, a Polícia Militar (PM) confirmou que poderá entrar no campus caso seja necessário.
De acordo com o major Gilmar Luciano, chefe da comunicação da Polícia Militar, se acontecer crime flagrante em qualquer prédio federal, o que inclui a UFMG, e a PM for acionada, ela tem legitimidade jurídica para atuar lá dentro. “Como a Polícia Federal e o Exército Brasileiro já estão conversando sobre como agir no perímetro da UFMG, esta não é a principal preocupação da PM. Porém, se formos acionados, estamos prontos para atuar”, disse o major.
Durante uma reunião da Comissão de Prevenção à Violência em Manifestações Populares, também realizada na tarde desta terça, na sede do Ministério Público, o promotor José Antônio Baeta afirmou que a PM tem respaldo legal para entrar na UFMG se houver qualquer tipo de invasão, crime ou ato violento no interior do campus. De acordo com o promotor, nas manifestações do ano passado, o Exército e os militares estiveram lá dentro a pedido do reitor, o que não aconteceu neste ano.
Funcionamento da UFMG
O expediente acadêmico e administrativo da UFMG estará suspenso no campus da Pampulha, na Escola de Arquitetura, na Faculdade de Direito, no Espaço do Conhecimento, no Centro Cultural e no Conservatório da UFMG nos dias 14, 17, 21, 24 e 28 de junho e no dia 3 de julho, datas dos jogos da Copa do Mundo em Belo Horizonte.
Nesses dias, o acesso ao campus Pampulha ficará restrito à comunidade acadêmica, que só poderá entrar nas dependências da universidade após um cadastro prévio. Além disso, nos dias de jogos do Brasil, o expediente da UFMG será encerrado às 12h30, segundo a Portaria nº. 113 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 31 de abril de 2014.
Ocupação da reitoria
Estudantes ocupam o prédio da reitoria da UFMG desde a última sexta-feira (6).
Entre as reivindicações do grupo, que constam em um manifesto divulgado nas redes sociais, estão a não ocupação do campus pelas forças de segurança e a manutenção da universidade “sempre aberta a todos e todas, inclusive nos dias de jogos da Copa!”.

Nenhum comentário: