terça-feira, 21 de outubro de 2014

Genoino poder ser indicado para ministro do STF

Fonte: http://sbt-canal.blogspot.com.br/2014/10/genuino-poder-ser-indicado-para.html
           POLÍTICA
Genoino será indicado a ministro do STF e poderá enfrentar a sabatina do senado pra tentar entrar.

          17/10/2014
José Genoino Guimarães Neto condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do mensalão, em outubro de 2012. Pelos crimes, recebeu pena de 6 anos e 11 meses de reclusão, o que indica regime semiaberto, além de multa no valor de 667.513,92 reais - que quitou com a ajuda de uma 'vaquinha' na internet. Ele agora está na lista dos possíveis futuros ministros do STF para ocupar lugar de Barbosa, ele vai enfrentar na disputa antes da sabatina três juízes federais e precisa passar por eles.  Genoino, porém, figurou entre os onze mensaleiros com direito a um novo julgamento pelos crimes em que tiveram ao menos quatro votos por sua absolvição. O crime cuja sentença foi reanalisada foi justamente o de formação de quadrilha. Absolvido em fevereiro de 2014, teve a pena reduzida para 4 anos e 8 meses.

Decisão do STF de novembro de 2013 determinou o cumprimento das sentenças em relação às penas que não eram mais contestadas por meio dos infringentes. E Genoino foi preso no dia 15 daquele mês. Após passar mal, foi levado às pressas do Complexo Penitenciário da Papuda, onde cumpria pena, para o hospital, em 22 de novembro. Dois dias depois, recebeu alta e está em prisão domiciliar provisória na casa de sua filha, em Brasília. Renunciou ao mandado em 3 de dezembro, para evitar sua cassação pela Câmara.

Eleito suplente pelo PT em 2010, assumiu em janeiro de 2013, já condenado, uma cadeira na Câmara, após a ida de Carlinhos Almeida para a prefeitura de São José dos Campos. Em setembro do mesmo ano, entrou com um pedido de aposentadoria por invalidez na Casa - em julho, o parlamentar passara 27 dias internado em São Paulo. Foisubmetido a uma cirurgia para reparar um rompimento na parede interna da artéria aorta e chegou a sofer uma isquemia cerebral leve, que foi revertida pelos médicos. O pedido de aprosentadoria foi negado pela Casa em abril de 2014. O parecer dos médicos da Câmara aponta que Genoino “não é portador de cardiopatia grave” e, portanto, não deve ser beneficiado com o afastamento laboral. Com a negativa, Genoino manterá os vencimentos atuais de cerca de 20.000 reais por tempo de serviço. Se conseguisse o benefício, ele teria direito ao salário integral e vitalício de deputado, hoje no valor de 26.700 reais. Não cabe recurso da decisão.

Nenhum comentário: