domingo, 30 de novembro de 2014

‘The New York Times’ exalta times mineiros e chama BH de capital do futebol brasileiro

 por Editoria de web em Esporte / Atualizado 

Foto: Reprodução/The New York Times

As conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil ganharam repercussão internacional e foram parar nas páginas do The New York Times, um dos jornais mais importantes do mundo. O periódico teceu vários elogios a dupla Cruzeiro e Atlético em uma reportagem divulgada nesse sábado.
Em um texto extenso, a matéria começa relembrando que Belo Horizonte renasceu após a vexatória derrota por 7 a 1 da Seleção Brasileira para a Alemanha, em julho, na semifinal da Copa do Mundo. A reportagem ressalta que a capital mineira não era conhecida até a derrota acachapante do time de Felipão, mas que, cinco meses depois, a lamentação foi deixada de lado para entrar em cena a felicidade pelos títulos de Cruzeiro e Atlético.
“Na semana passada, veio o renascimento improvável de Belo Horizonte. Domingo, na Savassi, milhares de pessoas se reuniram, com direito a carro de som com o hino do clube, para comemorar a manutenção do título brasileiro do Cruzeiro”, diz uma parte do texto.
“Na quarta-feira à noite no centro da cidade, milhares de diferentes fãs festejaram, disparando fogos de artifício após o outro time local, o Atlético Mineiro, vencer o Cruzeiro, por 3 a 0, no placar agregado, para faturar a Copa do Brasil para a primeira vez”, acrescenta a reportagem arrematando: “Quase inacreditavelmente, Belo Horizonte tornou-se a capital do futebol brasileiro”.
A matéria cita também a disparidade da distribuição da renda da televisão de Atlético e Cruzeiro em comparação aos clubes do eixo Rio-São Paulo. “O dinheiro da televisão é a espinha dorsal das finanças dos clubes, mas enquanto Flamengo, do Rio, e Corinthians, de São Paulo, recebem cerca de 44 milhões dólares por temporada, as equipes de Belo Horizonte obtêm apenas US$ 18 milhões cada”, compara.
O lado ruim do clássico também foi lembrado pela reportagem, que citou alguns dos lamentáveis episódios de violência entre os torcedores alvinegros e celestes.
Mas o The New York Times elogiou a audácia de Alexandre Kalil para fazer contratações no Atlético e criticou a postura da TV que não transmitiu para São Paulo e Rio de Janeiro a partida que valeu o título celeste, contra o Goiás. A reportagem completa pode ser lida clicando aqui (texto está em inglês).

Nenhum comentário: