Com predominância de um perfil político e mais secretarias que as atuais, o governo de Fernando Pimentel (PT) confirmou, ontem, os nomes para o primeiro escalão da gestão que porá fim a 12 anos de administração do PSDB em Minas Gerais. Desde o último dia 3 de dezembro o Hoje em Dia adianta os nomes dos cotados. Os quadros foram referendados pelo petista.
 
Ao todo, serão 22 secretarias, incluindo as cinco que serão criadas. O governador irá desmembrar uma das secretarias, a de Esportes e Turismo, criando duas pastas para os respectivos setores. 
 
Além disso, o petista vai criar as pastas de Recursos Humanos, de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, de Direitos e Cidadania, bem como a Secretaria-Geral da Governadoria. Nesses casos, a posse dos secretários será depois da aprovação da criação pela Assembleia Legislativa. 
 
De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa de Fernando Pimentel, o Escritório de Prioridades Estratégicas será extinto. 
 
A Ouvidoria-Geral do Estado será transformada em subsecretaria, vinculada à futura Secretaria de Direitos e Cidadania. Uma das bandeiras da campanha de Pimentel foi “ouvir para governar”. 
 
Conforme a assessoria, a Representação do Estado em Brasília também perderá o status de secretaria, passando a ser vinculada à Secretaria de Governo.
 
Na divisão dos postos, PT e PMDB ficaram com a maioria das secretarias, respectivamente 12 e seis. Já o PR, PCdoB e PRB levarão uma Pasta cada um. 
 
Apesar dos rumores de que Pimentel passaria a despachar no Palácio da Liberdade, foi confirmado que ele ficará instalado na Cidade Administrativa. 
 
O petista divulgou ainda os seis nomes de presidentes das estatais e autarquias - Codemig, Cemig, Prodeme, Copasa, BDMG e Controladoria-Geral do Estado. As nomeações dependem de aprovação em assembleia geral para a Copasa e a Cemig, ou dos conselhos de administração no caso da Prodemge e da Codemig. Ontem, o governo de Minas publicou no Diário Oficial a destituição dos presidente e vice da Codemig, Oswaldo Borges e Antônio Leonardo Lemos. Foi nomeado para ocupar o cargo de presidente até abril de 2015, o engenheiro Luiz Augusto de Barros. 
 
Uma edição extra do Diário Oficial do Estado deverá ser publicada hoje com a nova estrutura de governo e os nomes indicados. 


Pimentel governará com políticos e mais secretarias